Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Eletronuclear inicia reabastecimento da usina nuclear Angra 1

(16/04/21) Neste sábado (17), à 0h, a Eletronuclear vai desconectar a usina nuclear Angra 1 do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), com duração programada para 35 dias.

Durante esse período, o ONS despachará a energia de outras usinas do sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país. Vale destacar que as paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN.

Foto CNAAA.jpg

Nesta parada, além do reabastecimento de cerca de 1/3 do combustível nuclear, serão realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. No total, 2.904 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, a empresa contratou firmas nacionais e internacionais, que estão disponibilizando aproximadamente 600 profissionais, sendo 30 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.

Dentre as tarefas de manutenção previstas, destacam-se a revisão dos transformadores T1A1, T1A/B/C e T1A2; a substituição do rotor da excitatriz do gerador elétrico principal; a substituição do motor e a revisão dos selos da bomba de refrigeração do reator 2; a inspeção visual de soldas do sistema primário; a inspeção visual remota das soldas externas do fundo do vaso do reator; a manutenção de válvulas motorizadas; a revisão das linhas do sistema de água de serviço e o levantamento de dados para o Programa de Qualificação Ambiental de Equipamentos de Instrumentação e Elétrica (PQAEE). É importante ressaltar que também serão realizadas uma série de inspeções visando à extensão da vida útil de Angra 1.

Para a realização desta parada, uma série de medidas de mitigação da COVID-19 foram tomadas pela Eletronuclear. Além da redução do escopo das atividades, foram realizadas diversas ações de comunicação, treinamento e conscientização do pessoal contratado e próprio, além de reforço das medidas de distanciamento social (refeições em horário escalonado, reuniões por meio de videoconferência, demarcação no piso de acesso, etc.). Todas essas ações foram compiladas em uma cartilha, que foi disponibilizada para os profissionais envolvidos na parada.

Foto: Divulgação Eletrobras Eletronuclear

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear (a matéria foi publicada originalmente aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721