Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Angra 2 volta a operar após reabastecimento de combustível

(22/07/21) Angra 2 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) às 5h46 desta quinta-feira (22). A usina estava parada desde 6 de junho para realizar a substituição de um terço do seu combustível. Durante o período, também foram feitas inspeções e manutenções periódicas. A unidade segue em processo de elevação da potência, devendo atingir 100% nesta sexta-feira (23).

Assim como em 2020, o escopo da parada foi reduzido ao mínimo necessário para evitar a disseminação do coronavírus. Por isso, foram contratados apenas 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros, volume que está cerca de 30% abaixo do que é tipicamente praticado. No total, foram realizadas 4.193 atividades.

O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, ressalta que a empresa superou desafios complexos e obteve êxito na parada. "Conseguimos, inclusive, sincronizar Angra 2 ao sistema interligado dois dias antes do prazo acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. A operação da usina vai ser essencial para ajudar o país a mitigar os efeitos da crise hídrica atual", avalia.

foto parada reator abertura - reduzida baixa.jpg
Carregamento do núcleo do reator

Para diminuir ao máximo o risco de contaminação pelo coronavírus dos profissionais envolvidos, a Eletronuclear adotou uma série de medidas de segurança sanitária. Além disso, todos os contratados passaram por um treinamento especial sobre os protocolos implementados pela companhia, além de receber uma cartilha com procedimentos a serem cumpridos.

Covid-19 permaneceu sob controle

Esse cuidado deu bons resultados, na medida do impacto do coronavírus, segundo levantamento feito pela empresa. Na Eletronuclear, desde 6 de junho, somente 14 empregados que trabalharam na parada tiveram casos confirmados de Covid-19, o que representa em torno de 3% do total. Entre os terceirizados, foram registrados 44 casos no período, o que equivale a cerca de 4% do número de contratados.

Juntando todos os trabalhadores da parada, essa porcentagem ficou em 3,8%, o que representa uma melhoria em relação à última parada de Angra 1, realizada no início desse ano, e à de Angra 2 efetuada em 2020.

Denis Figueira, assessor da Diretoria de Administração de Finanças e responsável pelo levantamento, afirma que o país está vivendo um arrefecimento da taxa de novos casos, num cenário de ampliação da vacinação, o que vem se espelhando na empresa. "Esperamos que o pior já tenha passado, mas devemos continuar nos cuidando e obedecendo a medidas como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização cuidadosa das mãos", analisa.

foto parada 10.jpeg
Empregados da empresa trabalham na área controlada

Vale ressaltar que a atuação da Brigada Anticovid foi fundamental para manter o número de casos de Covid-19 baixo durante a parada. A equipe trabalhou diariamente para garantir que as medidas sanitárias estabelecidas pela Eletronuclear fossem seguidas por todos os trabalhadores, tanto os da empresa quanto os contratados.

Equipes garantiram ótimo resultado

O diretor de Operação e Comercialização, João Carlos da Cunha Bastos, salienta que o desempenho e a dedicação das equipes responsáveis pela parada dão orgulho à empresa. "Vencemos com coragem diversos obstáculos, tanto técnicos quanto de fornecimento, e implementamos medidas ainda mais restritivas e cuidadosas de controle da propagação do coronavírus entre os trabalhadores, com excelentes resultados", frisa.

O superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal, também enfatiza que o ótimo resultado da parada só foi possível devido a profissionais competentes, qualificados, motivados e empenhados, que trabalharam juntos em prol de um mesmo objetivo. "O maior patrimônio da Eletronuclear são seus empregados. Sem essa turma, nunca conseguiríamos atingir o desempenho que Angra 2 obteve nos últimos anos. Tenho orgulho de fazer parte de um time de tão alto nível", destaca.

brigada na parada 11.jpeg
Trabalhos no conjunto turbogerador

Imagens: Divulgação Eletrobras Eletronuclear

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721