Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English
Revista Brasil Nuclear Revista Brasil Nuclear

Pesquise uma Notícia

CAPA DA EDIÇÃO Nº 47
Ver Mais: EDIÇÃO Nº 46 : EDIÇÃO Nº 45 : EDIÇÃO Nº 44 : EDIÇÃO Nº 43 : EDIÇÃO Nº 42 : EDIÇÃO Nº 41 : EDIÇÃO N° 40 : EDIÇÃO N° 39 : EDIÇÃO N° 38
Assinar a revista brasil nuclear ANUNCIE NA REVISTA BRASIL NUCLEAR
EDIÇÃO Nº 47

Cnen assume presidência do Foro Iberoamericano

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) assumiu, em julho, a presidência do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares (Foro), entidade criada em 1997 para promover o alto nível de segurança em todas as práticas e atividades que envolvam fontes de radiação ionizante e materiais nucleares. Um de seus objetivos centrais é o intercâmbio de informações e experiências relacionadas à segurança radiológica, nuclear e física. A entidade, que mantém uma colaboração intensa com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), é composta por organismos reguladores de atividades nucleares e radiológicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os 20 anos de criação do Foro foram comemorados no dia 19 de setembro, entre as atividades paralelas à realização da 61ª Conferência-Geral da AIEA, que ocorreu de 18 a 22 de setembro, em Viena. O presidente da Cnen, Paulo Roberto Pertusi, ressaltou no encontro a relevância da cooperação dos países que integram o Foro para a garantia de que todos possam usufruir dos benefícios da energia nuclear com a máxima segurança possível.

Realizada anualmente, na Conferência-Geral são avaliadas e decididas medidas para fortalecer a cooperação internacional em matéria de segurança nuclear, ações de salvaguardas nas aplicações da energia nuclear, ações de cooperação técnica entre a AIEA e os países que a integram e também questões orçamentárias, os projetos e investimentos da entidade. Neste ano, a Conferência contou com delegações de 157 dos 168 países-membros da AIEA, somando um total de cerca de 2.500 participantes. O diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, foi nomeado para outro mandato de quatro anos. Em sua declaração de abertura do evento, ele destacou o compromisso da Agência em responder prontamente às necessidades dos países-membros com programas de alta qualidade e resultados concretos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Cnen

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480