Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English
Revista Brasil Nuclear Revista Brasil Nuclear

Pesquise uma Notícia

CAPA DA EDIÇÃO Nº 47
Ver Mais: EDIÇÃO Nº 48 : EDIÇÃO Nº 46 : EDIÇÃO Nº 45 : EDIÇÃO Nº 44 : EDIÇÃO Nº 43 : EDIÇÃO Nº 42 : EDIÇÃO Nº 41 : EDIÇÃO N° 40 : EDIÇÃO N° 39 : EDIÇÃO N° 38
Assinar a revista brasil nuclear ANUNCIE NA REVISTA BRASIL NUCLEAR
EDIÇÃO Nº 47

Energia Nuclear para Projetos Nacionais em debate na INAC 2017

"Energia Nuclear para Projetos Nacionais" é o tema da 8ª edição da International Nuclear Atlantic Conference, INAC 2017, que se realiza de 22 a 27 de outubro no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em Belo Horizonte (MG). Na Conferência, será apresentada e debatida "a contribuição da energia nuclear para o desenvolvimento econômico e social, com a geração de demanda industrial, de tecnologia e de empregos nos países e regiões onde atua", explica o presidente da INAC 2017, Antonio Teixeira, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), a INAC 2017 é o maior evento de energia nuclear da América Latina, congregando mais de mil inscrições e três mil participantes, diversas empresas e universidades de todo o país. Foram inscritos cerca de 800 trabalhos técnicos. Expressando seu interesse no mercado nuclear brasileiro, diversos países estarão presentes na INAC 2017, através da participação de suas principais empresas, como é o caso das chinesas SNTPC e CNNC, das francesas Areva, Atmea e EDF e da americana Westinghouse, que estiveram na INAC 2015. Também confirmaram presença a empresa russa Rosatom e uma delegação do Cazaquistão, que participará de uma mesa-redonda sobre o mercado de urânio. Entre os participantes internacionais, estão confirmados especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A INAC é composta de três reuniões técnicas independentes: o XIII Encontro de Aplicações Nucleares (XIII ENAN), o V Encontro da Indústria Nuclear (V ENIN) e o XX Encontro Nacional de Física de Reatores e Termohidráulica (XX ENFIR). O evento também contará com a sétima edição das Sessões Técnicas de Pôsteres Junior, direcionada para estudantes de graduação, e a ExpoINAC 2017, exposição comercial e técnica que reúne empresas e organizações ligadas ao setor nuclear.

ENAN, ENIN, ENFIR

Com 315 trabalhos técnicos, o XIII ENAN visa ampliar a discussão das aplicações pacíficas da energia nuclear, nacional e internacional. Entre os temas apresentados terá destaque a mesa-redonda "Tecnologia da Radiação: Ferramenta Inovadora e Eficaz para a Ciência e a Indústria", que contará com a participação do especialista Sunil Sabharwal (AIEA).

Um dos destaques do V ENIN é a mesa-redonda sobre o mercado de urânio, que terá a participação dos especialistas Fen Zhen (CNNC), Baurzhan Ibraev (Kazatomprom) e Alexandr Boitsov (Uranium One).

O XX ENFIR é uma conferência internacional sobre tecnologia de reatores nucleares. Serão apresentados 200 trabalhos técnicos, entre apresentações orais e pôsteres. Entre os convidados internacionais, está o professor alemão Frank Jansen, que fará palestra sobre Tecnologias para Propulsão Elétrica Nuclear.

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721