Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English
Revista Brasil Nuclear Revista Brasil Nuclear

Pesquise uma Notícia

CAPA DA EDIÇÃO Nº 46
Ver Mais: EDIÇÃO Nº 45 : EDIÇÃO Nº 44 : EDIÇÃO Nº 43 : EDIÇÃO Nº 42 : EDIÇÃO Nº 41 : EDIÇÃO N° 40 : EDIÇÃO N° 39 : EDIÇÃO N° 38
Assinar a revista brasil nuclear ANUNCIE NA REVISTA BRASIL NUCLEAR
EDIÇÃO Nº 46

Finlândia vai banir carvão completamente até 2030

A Finlândia propôs banir, completamente, até 2030, o uso de carvão para geração de energia. A proposta é mais rigorosa que uma eliminação progressiva, que poderia, em alguns casos, permitir que certas usinas de carvão continuassem operando. No Canadá, que também planeja eliminar o carvão até 2030, as usinas podem tecnicamente permanecer abertas após esse prazo se instalarem tecnologia de captura de carbono.

A proibição, que ainda precisa ser aprovada pelo parlamento finlandês, mostra-se viável porque o uso do carvão vem diminuindo na Finlândia, com o aumento das energias renováveis. Hoje, poucas centrais de carvão ainda funcionam, suprindo cerca de 8% da demanda energética daquele país, que importa energia a partir dessa fonte, principalmente da Rússia. Seu uso é mais intenso durante o inverno, quando os níveis de consumo de energia disparam.

A nova política energética prevê a expansão da energia nuclear. "Dentro de alguns anos teremos uma nova usina nuclear produzindo eletricidade, e é mais do que provável que a maioria das plantas de carvão sejam fechadas. Será, portanto, um abandono mais rápido do que seria de outra forma", afirma o professor de economia ambiental e de recursos na Universidade de Helsinque, Markku Ollikainen.

Vários países da Europa, como a Bélgica, já fecharam as suas últimas usinas de carvão. Outros pretendem abandonar essa fonte antes da Finlândia: Portugal em 2020, a França em 2023 e o Reino Unido e a Áustria têm planos para 2025.

Fonte: FastCoExist.com

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480