Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

UFRJ promove debate sobre os avanços e futuro do setor nuclear no país

(08/10/19) Semana da Engenharia Nuclear da Escola Politécnica e da Coppe pretende estimular a integração de alunos com mercado de trabalho

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Uma programação intensa e variada promete movimentar a VII Semana da Engenharia Nuclear (SEN) da Escola Politécnica e Coppe/UFRJ, que será realizada entre os dias 14 e 18 de outubro. O evento trará debates sobre os avanços do setor nuclear no país e pretende estimular a integração de alunos com diversos especialistas, aproximando-os do mercado de trabalho. As atividades, que incluem mesas-redondas, palestras e minicursos, serão abertas ao público e ocorrem no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Organizada por alunos de graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica e alunos de pós-graduação da Coppe, com supervisão do professor e coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Paulo Frutuoso, a programação prevê abordagens a respeito da inserção das mulheres no setor nuclear, o uso alternativo da engenharia nuclear na agricultura, indústria e irradiação de alimentos, o futuro do setor nuclear no Brasil, os acidentes nucleares e radiológicos como Chernobyl, Fukushima e Goiânia, além dos reatores do futuro.

Segundo Andrey da Costa, aluno do 8º período de Engenharia Nuclear e copresidente da SEN, a tecnologia nuclear é malvista pela maior parte da sociedade. Para ele o receio acontece pelos estereótipos acumulados ao longo do tempo, principalmente por causa das bombas atômicas lançadas sobre o Japão na 2ª Guerra e do acidente de Chernobyl.

"O que queremos com o evento é promover uma mudança de pensamento, divulgando a tecnologia nuclear e suas aplicações e mostrando que é de extrema importância para o futuro da humanidade, desde o tratamento e diagnóstico de doenças à produção de energia elétrica eficiente, confiável e sem emissão de gases do efeito estufa", explica o aluno.

A cerimônia de abertura ocorrerá no próximo dia 14, às 10h, no auditório Horta Barbosa, com a presença dos diretores da Poli-UFRJ, professora Cláudia Morgado, e da Coppe, professor Edison Watanabe, além dos professores Paulo Frutuoso e José de Jesus Rivéro, do Programa de Engenharia Nuclear, e Andressa dos Santos Nicolau, coordenadora do curso de graduação em Engenharia Nuclear.

Quem estiver interessado, pode conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seen@poli.ufrj.br.

Fonte: Agência CanalEnergia (a matéria original está disponível aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721