Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Seminário no IRD apresenta temas sobre segurança radiológica e segurança física

(10/08/17) O Seminário Segurança Radiológica e Segurança Física: Harmonização e Ação, realizado em 10 de agosto, no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen), reuniu especialistas, professores e pesquisadores na área. Da mesa de abertura participaram Renato Di Prinzio, diretor do IRD; o chefe do Serviço de Ensino do IRD, Aucyone Augusto da Silva; e o coordenador do evento, Francisco César Augusto da Silva.

O tema do encontro de uso e controle das fontes radioativas está fortemente relacionado às atribuições do IRD e todo o trabalho desenvolvido pelo uso seguro da radiação no país, segundo o gestor. Ele frisou ainda que o instituto oferece dentro do curso de pós-graduação e de muitos outros treinamentos subsídios importantes para as pessoas que atuam com essas fontes.

A palestra de abertura foi apresentada por Rex Nazaré Alves, professor do Instituto Militar de Engenharia, um dos principais nomes da área nuclear no país, ex-presidente da Cnen e ex-diretor do IRD, com o tema "Novo Cenário Mundial de Ameaça Radiológica e suas Consequências Potenciais".

De acordo com Di Prinzio, Rex é um mentor do IRD, já que participou ativamente da construção do instituto a partir de um laboratório da Pontifícia Universitária Católica do Rio, em 1972. "Durante todo o período em que esteve à frente da presidência da Cnen, estimulou muito a crescimento do IRD. Ele sempre foi muito preocupado e comprometido com o uso pacífico da energia nuclear. No acidente de Goiânia teve um papel preponderante para o controle do acidente e atendimento às vítimas. Ele sempre esteve muito presente", destacou.

A importância da proteção física de fontes radioativas foi o tema do engenheiro Josélio Monteiro, do Escritório de Segurança Física da Cnen. Consenso internacional, novos requisitos normativos de segurança física de fontes radioativas e definição de ameaças e concepção de um sistema de proteção física foram temas de outras palestras.

A pesquisadora da Divisão de Física Médica do IRD Lídia Vasconcellos de Sá abordou conceitos de segurança radiológica e segurança física aplicados às fontes em instalações médicas. Acidentes radiológicos com fontes radioativas envolvendo segurança física foi assunto da apresentação de Francisco César Augusto da Silva, pesquisador da Divisão de Radioproteção do IRD. No encerramento, os coordenadores da pós-graduação lato sensu e stricto sensu apresentaram as atividades atualmente desenvolvidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480