Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Rosatom derrama o primeiro concreto na Usina Nuclear de Akkuyu, na Turquia

Moscou, 

Moscou, 3 de abril - Uma cerimônia que marca o início dos trabalhos de construção na Usina Nuclear de Akkuyu aconteceu na província turca de Mersin em 3 de abril de 2018. A cerimônia contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin e do presidente turco Recep Erdogan via Videoconferência.

Dirigindo-se aos reunidos na cerimônia, o Presidente Putin disse: «A primeira unidade de energia da Usina Nuclear de Akkuyu deverá ser lançada em 2023. Graças ao projeto de Akkuyu, novos empregos modernos e bem remunerados aparecerão na Rússia e na Turquia [junto com o desenvolvimento de] produção avançada [capacidades] e tecnologia. O objeto usará soluções avançadas de engenharia [e] tecnologias econômicas e confiáveis. Os mais altos padrões de segurança e os mais rigorosos regulamentos ambientais serão observados. Tenho certeza de que, em 2023, toda a Turquia sentirá o retorno da energia gerada [neste] complexo de alta tecnologia».

O presidente turco, Recep Erdogan, por sua vez, disse que o lançamento da usina nuclear em 2023 coincidirá com o centenário da República da Turquia. «Com o comissionamento da Usina Nuclear de Akkuyu, em 2023, a Turquia se juntará à família de países com energia nuclear. Akkuyu atenderá a 10% de todas as nossas necessidades de eletricidade», disse ele.

Após as declarações iniciais, os líderes dos dois países assinaram o início das obras e um botão simbólico foi pressionado para marcar o lançamento do "primeiro concreto" na base do prédio do reator da unidade de energia 1 da primeira usina nuclear da Turquia.

Mais de 500 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, incluindo moradores locais, trabalhadores, estudantes, representantes de órgãos do governo local, chefes de ministérios e departamentos participantes, jornalistas, parceiros comerciais e representantes da Rosatom. Também estiveram presentes jovens licenciados turcos de universidades russas, nomeadamente aqueles que se formaram há menos de um mês e que deverão começar a trabalhar na empresa do projecto, a JSC Akkuyu Nuclear, num futuro próximo.

O Diretor Geral da Rosatom, Alexey Likhachev, comentou:

«A Rosatom está construindo na Turquia uma usina nuclear de ponta, experimentada e testada («geração III+»), com quatro unidades de energia baseadas no projeto russo VVER-1200, que atende aos mais altos padrões de segurança do mundo. O modelo que estamos construindo em Akkuyu já está sendo construído em série. A unidade 6 da central nuclear de Novovoronezh e a unidade 1 da central nuclear-2 de Leningrado, com base no mesmo projeto, já estão em funcionamento, esta tendo sido lançada em fevereiro e aquela em já fase de operação comercial. A operação segura e eficiente dessas unidades ressalta a confiabilidade de nossas tecnologias».

Observando que a Usina Nuclear de Akkuyu é o maior projeto conjunto entre a Rússia e a Turquia, ele acrescentou:

«É importante enfatizar que o projeto está progredindo de acordo com o plano em cooperação eficiente com nossos parceiros turcos».

Na véspera da cerimônia, a JSC Akkuyu Nuclear, operadora do projeto, adquiriu uma licença para a construção de usinas nucleares da Agência de Energia Atômica da Turquia (TAEK). No final de março, a empresa do projeto também recebeu permissão para construir o prédio do reator da primeira unidade de energia da usina de Akkuyu, a partir da administração do distrito de Gulnar. O lançamento do "primeiro concreto" é uma etapa importante do processo de implementação, marcando a transição para a construção em larga escala da Usina Nuclear de Akkuyu, incluindo a construção dos edifícios e instalações que constituem sua "ilha nuclear".

Anteriormente, a JSC Akkuyu Nuclear foi designada como investidora estratégica na República da Turquia. Um certificado de investimento estratégico atualizado foi emitido para a empresa do projeto após a apresentação de um pedido ao Ministério da Economia da Turquia. Em particular, fornece reduções e isenções de impostos (incluindo o imposto sobre o rendimento e o imposto sobre o valor acrescentado), bem como a isenção de direitos aduaneiros.

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721