Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Relator propõe nova tarifa para Angra 3 e leilão para retomada das obras

(08/05/18) Mais novidades a caminho para o projeto de Angra 3. O deputado federal Júlio Lopes (foto), relator da medida provisória (MP) 814/2017, que trata da privatização da Eletrobras, incluiu em seu texto mudanças relacionadas à usina nuclear. A primeira delas é a proposta de um leilão para atrair um investidor privado para o empreendimento.

De acordo com a proposta, o escolhido seria aquele que ofertasse o valor de tarifa de energia com maior desconto em relação à tarifa inicial que seria definida pelo governo.

Aliás, o relatório de Júlio Lopes também trata da revisão de tarifa de Angra 3. O texto sugere que o novo valor deverá ser proposto pelo Ministério de Minas e Energia ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em até 60 dias após a publicação da lei decorrente da MP. O deputado ainda defende que o governo seja autorizado a definir um novo valor para a futura venda da energia da usina nuclear.

Este novo valor é visto como fundamental para iniciar as obras de Angra 3, porque tornaria o projeto atrativo para investidores e permitiria à Eletronuclear renegociar suas dívidas com BNDES e Caixa.

A reunião da comissão especial mista destinada a analisar a MP que retira da legislação atual a proibição de privatizar a Eletrobras – e inclui também as mudanças para Angra 3 - foi suspensa nesta terça-feira e será retomada amanhã (9). O debate de hoje estava em um clima tenso, especialmente com a presença de integrantes de movimentos sociais contrários à privatização da Eletrobras.

Foto: Divulgação Petronotícias

Fonte: Petronotícias - RJ (a matéria original está disponível aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480