Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Reator Multipropósito Brasileiro é debatido na INAC 2019

(22/10/19) A mesa redonda ENFIR/ENAN/ENIN sobre o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) ocorreu na manhã desta terça-feira, 22/10, segundo dia da International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2019 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico). Ela foi composta por José Augusto Perrotta, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); Marcelo Barrera, da empresa argentina Invap; Maria Lucia Tavares Lim, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul); e Alexandre Gromann de Araujo Góes, da Coordenação-Geral de Reatores e Ciclo do Combustível da Cnen.

Perrotta detalhou o andamento do projeto do RMB, mostrando um mapa de onde serão as instalações do, como definiu, "grande centro de pesquisa nuclear", voltado a proporcionar "benefícios à sociedade". Ele destacou que o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) produziu uma cascata de enriquecimento exclusiva para o RMB (20%) e que já foram gerados 19 elementos combustíveis para o reator.

Sobre o andamento do empreendimento, Perrotta detalhou as etapas – definição de sítio, projeto conceitual, projeto básico de engenharia, projeto detalhado de engenharia, fabricação e desenvolvimento de elementos combustíveis, licenciamento nuclear, licenciamento ambiental, construção e comissionamento – correlacionando-as com os custos financeiros.

Perrotta ainda revelou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitirá, provavelmente na semana que vem, a licença de instalação da parte convencional do complexo do RMB, que será construído em Iperó-SP.

Por sua vez, o palestrante Marcelo Barrera discorreu sobre os trabalhos da Invap referentes ao RMB, com os escopos de engenharia básica (2013) e engenharia detalhada (2017), bem como a integração da Invap com a Amazul. Já Maria Lucia Tavares Lim abordou a criação da Amazul, no ano de 2013, e a parceria com Invap e Cnen no projeto integrado do RMB.

Por fim, Alexandre Gromann explicou sobre o funcionamento do licenciamento de instalações nucleares feito pela Cnen, com foco no RMB. Segundo ele, o objetivo geral do licenciamento nuclear é "proteger os trabalhadores, a sociedade e o meio ambiente contra os danos radiológicos, pelo estabelecimento de um sistema de proteção ou defesa nas instalações nucleares".

A INAC 2019 ocorre no Mendes Convention Center, em Santos, no Estado de São Paulo, até esta quinta-feira, dia 24 – o dia 25/10 está reservado para uma visita técnica no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), na cidade de São Paulo. Em sua 9ª edição, a INAC 2019 possui o tema "Nuclear New Horizons: Fueling our Future" ("Novos Horizontes do Setor Nuclear: Sustentando nosso Futuro"). O objetivo é promover uma discussão sobre o papel essencial da ciência e tecnologia nuclear em todas as suas aplicações para o benefício e desenvolvimento da sociedade. São explorados temas da energia nuclear como uma fonte que gera demanda industrial, emprego e desenvolvimento socioeconômico e contribui para as metas ambientais nos países e nas regiões em que opera. Promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) a cada dois anos, a INAC congrega diversas empresas nacionais e estrangeiras e universidades de todo o País.

Paralelamente à INAC 2019, ocorrem o XXI Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (XXI ENFIR), o XIV Encontro de Aplicações Nucleares (XIV ENAN), o VI Encontro da Indústria Nuclear (VI ENIN), a ExpoINAC 2019, a 8ª edição da Junior Poster Technical Sessions (sessão de pôsteres para estudantes de graduação) e o 1º Workshop Internacional sobre Tório (ITHOR-WS).

Fotos: Bernardo Barata de Andrade

Site oficial da INAC 2019: http://www.inac2019.org.br/

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721