Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Realidade Virtual do IEN: trabalhos inovadores

(11/09/18) O grupo de pesquisa em Realidade Virtual (RV) do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen) vem realizando trabalhos inovadores e tem sido um dos mais atuantes do Instituto. Suas atividades se concentram hoje em aplicações à medicina nuclear e à proteção física de instalações, além de divulgação científica.

Medicina Nuclear

Em Medicina Nuclear, o grupo de RV faz uma dupla abordagem que busca ajudar tanto os profissionais de radiofarmácia como os pacientes. A primeira visa ao treinamento em radioproteção desses profissionais. A manipulação de radiofármacos implica exposição à radiação ionizante, o que, se as normas de radioproteção não forem obedecidas, acarreta em risco para o profissional e o paciente. Assim, é importante capacitar o trabalhador para os procedimentos corretos com ajuda de uma simulação de RV.

Da mesma forma, com um sistema de RV, o paciente pode, previamente, ser melhor orientado e familiarizado com as recomendações de radioproteção (por exemplo, evitar que o excedente das suas refeições durante o tratamento fique radioativo e precise ser armazenado como rejeito até a radiação se extinguir). Assim, podem ser maximizados os benefícios do tratamento, minimizada a contaminação do quarto terapêutico e reduzido o stress do paciente (pois ele já terá vivido virtualmente a experiência pela qual irá passar).

Com respeito a este assunto, foram defendidas duas dissertações de mestrado na pós-graduação do IEN, uma sobre procedimentos de radioproteção em radiofarmácias de serviços de medicina nuclear (da aluna Juliane Carvalho) e a outra sobre sistemas de orientação de pacientes quanto aos procedimentos de radioproteção na terapia com iodo-131 (do aluno Sérgio Mendonça). Essas dissertações estão norteando o desenvolvimento dos programas de treinamento dos profissionais de radiofarmácia e dos pacientes.

Proteção Física

Proteção Física é o conjunto de medidas necessário para evitar invasão, sabotagem, roubo ou qualquer outro tipo de dano às instalações, equipamentos e pessoal. O trabalho recente do grupo de RV do IEN em Proteção Física está baseado na tese de doutorado do servidor Eugenio Marins, intitulada "Realidade Virtual Aplicada à Proteção Física de Instalações Nucleares" e defendida no Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ. Nela, Marins mostrou que um sistema em RV pode ser uma ferramenta auxiliar no planejamento da Proteção Física e treinamento do pessoal responsável.

Atualmente, além de Marins (responsável pelo laboratório), participam do grupo de RV do IEN Antônio Carlos Mól (que é o líder) e os colaboradores Jaime Carvalho (programador), Jefferson Lima e Paulo Oliveira (designers).

Reportagem de Henrique Davidovich

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721