Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Proposta com participação do CRCN-NE é classificada pela AIEA

(14/06/18) Pelo terceiro ciclo consecutivo, um projeto de cooperação técnica que envolve o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) foi classificado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A proposta atual é coordenada localmente pela pesquisadora e atual diretora substituta do Centro, Mércia Liane de Oliveira. Segundo ela, o foco do trabalho intitulado Strengthening human resources and capabilities on non-clinical assays of radiopharmaceuticals é "o aperfeiçoamento da capacidade nacional para a realização de ensaios não-clínicos aplicados a radiofármacos". Também integram este projeto o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIENp), sob a coordenação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Ainda de acordo com a servidora, "a realização de ensaios não-clínicos, in vitro, ex vivo e in vivo, são indispensáveis para a avaliação da segurança e da eficácia de medicamentos e, desde a publicação da RDC 64/2009 da Anvisa, passaram a ser requeridos para o registro de novos radiofármacos". O ciclo desta proposta é para os anos 2020/2021 e "é uma consequência natural do projeto já em andamento também no âmbito do Edital de Cooperação Técnica da AIEA, cujo foco é a ampliação da disponibilização de radiofármacos PET em todo território nacional, iniciado em 2016", acrescenta.

De 20 a 24 de agosto, representantes das instituições se reunirão no IEN para participar do seminário do Marco Lógico, quando as propostas classificadas serão revisitadas e reformatadas segundo a metodologia para definição de projetos da AIEA.

Texto: Gilvania Ferreira

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480