Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Principal conferência latino-americana do setor nuclear ocorre este mês em BH

(09/10/17) INAC 2017 terá como tema "A Energia Nuclear para Projetos Nacionais" e discutirá assuntos como a conclusão de Angra 3

OLDON MACHADO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A capital de Minas Gerais irá sediar, entre os dias 22 e 27 deste mês, a oitava edição da International Nuclear Atlantic Conference (INAC), considerado o maior evento do setor nuclear da América Latina. Promovido este ano pela Associação Brasileira de Energia Nuclear, o evento terá como tema "A Energia Nuclear para Projetos Nacionais". Segundo os organizadores, o objetivo será o de discutir a energia nuclear como uma fonte que gera demanda industrial e empregos altamente qualificados, desenvolvimento social e econômico e contribui para metas ambientais, nos países e regiões onde opera.

De acordo com a presidente da Aben, Olga Simbalista, a INAC jogará foco sobre temas que estão na ordem do dia do setor elétrico brasileiro e envolvem, direta e indiretamente, o segmento nuclear. Entre eles a retomada de Angra 3, envolvendo a possível participação de parceiros estrangeiros; a votação de leis e de emendas constitucionais, versando sobre o monopólio da União em atividades do setor nuclear; e a implementação do Reator Multipropósito Brasileiro. Estará na pauta, ainda, a criação do Comitê de Acompanhamento do Programa Nuclear Brasileiro, constituído por diversos ministérios.

A Conferência deste ano irá compreender três outros encontros técnicos, independentes, mas complementares ao INAC: o XX Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica – XX ENFIR, o XIII Encontro sobre Aplicações Nucleares – XIII ENAN e o V Encontro da Indústria Nuclear – V ENIN. Em paralelo, será realizada ainda a sétima edição da Seção Técnica de Posters Júnior, apresentando trabalhos técnicos de estudantes de várias universidades e colégios, de modo a tornar públicos os relevantes resultados obtidos em suas pesquisas, sob a supervisão de pesquisadores de instituições brasileiras.

A INAC foi inspirada, há 15 anos, na Pacific Basin Nuclear Conference (PBNC), que cobre as atividades do setor nuclear com foco nos países costeiros ao Oceano Pacífico, excluindo, na América Latina, o Brasil e todos os países da Europa. Nas suas edições anteriores, a Conferência contou com cerca de 1.200 inscrições e aproximadamente 3.000 participantes, do país e do exterior. A INAC 2017 será realizada no Centro de Convenções do Hotel Dayrell, em Belo Horizonte. Mais informações sobre o evento, incluindo a programação completa e inscrições, podem ser obtidas no site http://www.inac2017.org.br/.

Fonte: Canal Energia

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480