Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Pesquisador do IEN coordena projeto para otimizar craqueamento de petróleo

(18/10/18) Tiveram início, no segundo semestre de 2018, os trabalhos decorrentes de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen), o Programa de Engenharia Química do Coppe/UFRJ e o Departamento de Engenharia Nuclear da UFPE. Esses trabalhos são coordenados pelo pesquisador do IEN Wilson Vieira, e tratam da caracterização, usando técnicas nucleares, de unidades de craqueamento de petróleo por catálise, com o objetivo de melhorar o seu desempenho.

Esse acordo, publicado no Diário Oficial da União em junho deste ano, prevê o compartilhamento de instalações, pessoal, equipamentos e material, e tem duração prevista de cinco anos. Ele tem a possibilidade de ser prorrogado por igual período, caso concretizada a previsão de desdobramento da pesquisa para outras aplicações das técnicas nucleares utilizadas, como na otimização do processo de circulação natural em reatores nucleares tipo piscina.

O craqueamento do petróleo é o processo que permite a obtenção de seus derivados, como gasolina e óleo diesel, por meio da quebra das suas moléculas constituintes. Esse craqueamento pode ser térmico ou por catálise. A proposta do grupo de pesquisa é melhorar o rendimento do processo catalítico através da combinação de duas técnicas nucleares: tomografia gama e rastreamento de partícula radioativa. Estes métodos avançados permitem identificar possíveis falhas na dinâmica dos fluidos dentro da unidade de catálise.

Reportagem de Henrique Davidovich e foto de Valéria Campelo

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721