Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Centro de Treinamento da Nuclep forma sua 37ª turma de Jovem Aprendiz

(09/12/19) O Centro de Treinamento Técnico - CTT realizou a cerimônia de conclusão do curso de Aprendizagem Industrial da 37ª turma de Jovens Aprendizes da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) na última quinta-feira, dia 5. A solenidade, que aconteceu no Auditório da Presidência, contou com a participação e o prestígio da Diretoria Executiva, da equipe de instrutores e de professores envolvidos no projeto de formação técnica e familiares dos jovens.

O projeto completou 40 anos em 2019 e, para o presidente da Nuclep, Contra-Almirante (RM-1) Carlos Henrique Silva Seixas, foi uma enorme satisfação abrir a solenidade. "Já é a quarta vez que conduzo essa solenidade e é emocionante ver o resultado desse trabalho social da Nuclep na alegria de vocês. É uma realização para a empresa ter a oportunidade de formar cidadãos brasileiros profissionalmente", disse.

Para o diretor Industrial da Nuclep, CMG/EN Affonso Alves, são nítidos os motivos para acreditar que essa turma, em específico, é especial.

"Eles nos ensinaram muito com sua solidariedade no programa 'Aprendiz Solidário'. Quando foi feito o desafio de trazer e transbordar inovações para a Nuclep, rapidamente reagiram junto à equipe de professores com projetos de altíssimo nível. É relevante dizer que neste grupo já temos empresários, futuros engenheiros e até mesmo, advogados", disse.

Os jovens chegaram com sonhos e saíram com a atitude e reponsabilidade de mudar e crescer. Antes mesmo de chegarem ao fim desses 18 meses, quatro alunos do CTT colocaram em prática seus conhecimentos e abriram uma empresa de solda.

Para um dos microempresários e formandos, Eleandro da Costa Pereira, o grupo já deixa a Nuclep com a certeza do fruto. "Sabemos que todo início de caminhada não é fácil, mas não vamos conseguir se não dermos o primeiro passo. E o nosso já foi dado", revelou.

Escolhida como a oradora da turma, Thayna Theodoro Silva agradeceu os funcionários do Centro de Treinamento, fez analogias de como a empresa enobreceu os atos, marcou e preparou cada jovem para o futuro. Thayna, também, homenageou os instrutores de Desenho, Caldeiraria, Solda, Manutenção Mecânica e Usinagem; as profissionais pedagógicas; e a auxiliar administrativa Maria da Graças, que neste período construiu um laço com a turma que ficará para sempre. "Tenho certeza que nosso processo todo dentro da empresa não seria possível sem a presença de vocês. Muito obrigada por desempenhar essa profissão tão lindamente", disse emocionada.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente da Nuclep destacou como essa turma viveu intensamente essa experiência. "Deu para perceber que não foi só um aprendizado de curso. Vocês vão levar, principalmente, um aprendizado de vida, amizade e solidariedade. Na Marinha aprendemos algo muito importante, sentimento de turma. Parabenizo a todos os aprendizes, professores e familiares aqui presentes por essa etapa que venceram! O mundo está aberto para os senhores", finalizou.

O Centro de Treinamento Técnico surgiu em 1979, para qualificar os profissionais que construiriam os equipamentos de reposição para as usinas nucleares de Angra 1 e 2 e todos os equipamentos de Angra 3. Desde 2014, alunos já chegam com o Ensino Fundamental completo e focam toda ação no programa de qualificação.

O curso de Aprendizagem Industrial é destinado à educação profissional de jovens aprendizes capacitados para atender as atuais exigências do mercado de trabalho. A turma de 2019 contemplou 33 jovens que, diante das ações didático-pedagógicas do curso, articuladas e integradas entre teoria e prática, receberam a qualificação profissional nas áreas de caldeiraria, desenho técnico, mecânica de manutenção, solda e tornearia.

Foto: Divulgação Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep (confira mais imagens aqui)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721