Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Marinha cria Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

(09/02/17) Na última segunda-feira (5), a Marinha do Brasil promoveu cerimônia para oficializar a criação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade. Na ocasião, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da instituição militar, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, deu posse ao contra-almirante Humberto Moraes Ruivo como diretor do novo órgão.

O evento foi realizado no salão nobre do Edifício Almirante Tamandaré, no Centro do Rio de Janeiro. Além de membros da Marinha, também estavam presentes na cerimônia representantes de instituições do setor nuclear brasileiro e de universidades.

A agência funcionará como órgão regulador e fiscalizador das atividades da Marinha ligadas à segurança e ao licenciamento nucleares de meios navais e instalações terrestres. Também supervisionará as atividades da área de qualidade.

O órgão vai trabalhar em consonância com o Ministério da Defesa (MD); o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e a comunidade científica. A entidade contará com um corpo técnico constituído de oficiais, praças e civis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear (com informações da Aben)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480