Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

IEN divulga aplicações da energia nuclear em projeto cultural realizado no Mast

(24/05/17) O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) no Rio de Janeiro, participou no último final de semana (20 e 21/5) do projeto "Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão". O evento ocorreu no campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no bairro São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ).

O projeto é um roteiro cultural que permite à população visitar gratuitamente cinco instituições científicas e históricas situadas na região: o Museu Nacional, o Museu Militar Conde de Linhares, o Mast, o 1º Batalhão de Guardas/Batalhão do Imperador e o Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil.

O objetivo da iniciativa é estimular o turismo no bairro, oferecendo uma programação de qualidade e ainda contribuir para uma maior integração entre as instituições localizadas nessa área. Na etapa realizada no campus do Mast, além das atividades desenvolvidas pela instituição anfitriã, houve também participações do Museu Nacional, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Observatório Nacional (ON) e da Cnen, representada por servidores do IEN.

Quem esteve no espaço de exposição IEN/Cnen pôde realizar uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do IEN. Tudo isso sem sair da frente do computador. As visitas virtuais são possíveis graças a trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual do IEN. Utilizando equipamentos e softwares bastante avançados, foram criados ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real a instalações do reator ou do depósito de rejeitos radioativos.

O IEN também apresentou uma animação com tecnologia 3D que aborda benefícios das aplicações pacíficas da energia nuclear, focando no uso como fonte geradora de energia elétrica. Além de utilizarem recursos tecnológicos como estes para conhecerem um pouco mais sobre energia nuclear, os visitantes do estande contaram ainda com servidores do IEN à disposição para detalhar ainda mais os conteúdos apresentados e tirar dúvidas dos interessados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480