Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Projeto Santa Quitéria: INB e Galvani se reúnem com ministro de Minas e Energia

Representantes do Consórcio Santa Quitéria em reunião com ministro de Minas e Energia / Divulgação INB

(15/05/20) O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu no dia 8 de maio, no Rio de Janeiro, as lideranças do Consórcio Santa Quitéria - formado pela INB e Galvani - para uma reunião sobre o projeto, que teve como foco principal contextualizar a importância de inseri-lo na agenda de prioridades do Governo Federal.

Pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estiveram presentes o presidente, Carlos Freire Moreira, o diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, e o assessor de Licenciamento Nuclear e Ambiental, Salvaguardas, Segurança e Qualidade, Edmundo de Aquino Ribeiro Filho. Da Galvani, participaram os acionistas Rodolfo Galvani Junior e Roberto Galvani, o diretor presidente, Ricardo Neves de Oliveira, e o assessor Roberto Day.

No encontro foram apresentados detalhes do Projeto Santa Quitéria, incluindo a entrega de um Book, e discutido suas vantagens na recuperação do Brasil pós-pandemia da COVID-19, com foco na balança comercial tanto para o urânio como para o fosfato.

Carlos Freire destaca que na ocasião houve a oportunidade de enfatizar benefícios do projeto como: "O fato de ser conduzido por investimentos da iniciativa privada, o que é muito importante nesse momento, bem como o aumento na produção de urânio que vai proporcionar e a diminuição da importação de fertilizantes pelo Brasil. Além disso, citamos ainda a logística ampla de distribuição de produtos fosfatados nas regiões Norte-Nordeste-Centro-Oeste, a arrecadação de impostos e a receita prevista", disse. Também foram abordados outros pontos positivos nesta retomada do projeto como o desenvolvimento da nova rota tecnológica, com destaque para a economia de água, dispensa da barragem de rejeitos, substituição de biomassa por coque de petróleo e maior aproveitamento do minério.

O diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, relata que a reunião foi bastante produtiva e que também foi possível iniciar um alinhamento com as perspectivas do Governo Federal. "Buscamos entender quais são as expectativas para o empreendimento e mostrar que, com o Consórcio Santa Quitéria, iniciaremos uma nova era na produção conjunta de fosfato e urânio no Pais", contou Rogério, que complementou: "a produção concomitante do Projeto Santa Quitéria e Projeto Caetité efetiva a inserção do Brasil no rol dos grandes produtores mundiais de urânio".

O Consórcio Santa Quitéria foi formado com o propósito de implantar um projeto conjunto de mineração na jazida de Itataia, em Santa Quitéria/CE, onde o urânio e o fosfato são encontrados de forma associada, sendo o fosfato predominante. O objetivo é a produção de: fertilizantes fosfatados granulados destinados à agricultura; fosfato bicálcico utilizado para suplementação animal; e concentrado de urânio para produção de energia elétrica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721