Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Decreto abre oportunidades para a Amazul

(07/12/18) O presidente Michel Temer assinou o Decreto 9.600, de 5 de dezembro de 2018, que consolida as diretrizes da Política Nuclear Brasileira e tem por finalidade orientar o planejamento, as ações e as atividades nucleares e radioativas no País, em observância à soberania nacional, com vistas ao desenvolvimento, à proteção da saúde humana e do meio ambiente.

A nova legislação visa, entre outros objetivos, garantir o domínio da tecnologia relativo ao ciclo do combustível nuclear, a busca da autonomia tecnológica nacional e o estímulo à sustentabilidade econômica dos projetos do setor, bem como preservar o domínio da tecnologia nuclear.

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) participou dos grupos técnicos que trataram da elaboração da proposta da Política Nacional de Tecnologia Nuclear (GT-1) e da flexibilização do monopólio da União na produção de radiofármacos (GT-3), cujos trabalhos foram encerrados. A empresa integra os grupos, ainda ativos, criados para dinamizar a aplicação da tecnologia nuclear na agropecuária (GT-7), estabelecer diretrizes e metas para o desenvolvimento do empreendimento Repositório Nacional de Rejeitos Radioativos de Baixo e Médio Nível de Radiação (GT-8) e dinamizar a capacitação de recursos humanos para o setor nuclear (GT-9).

Na nova configuração, a Amazul tem papel decisivo em empreendimentos como o Reator Multipropósito Brasileiro, para a produção de radiofármacos e aplicações na agropecuária e outras áreas, na capacitação de profissionais para o setor nuclear e na gestão do conhecimento. A empresa poderá participar também de novos empreendimentos, como o Repositório de Rejeitos Radioativos.

Foto: Agência Brasil

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721