Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Putin chega ao Egito para abordar crise no Oriente Médio

EFE | Cairo | 11 dez 2017

(11/12/17) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta segunda-feira ao Cairo, onde foi recebido com todas as honras pelo presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, com o qual abordará as atuais crises no Oriente Médio e as relações entre os dois países, incluindo a construção de uma usina nuclear no Egito.

A televisão estatal egípcia mostrou a chegada de Putin ao aeroporto internacional do Cairo pouco antes das 13h (horário local, 9h de Brasília), depois de ter feito uma parada na base aérea russa de Hamimim, na Síria, onde ordenou o início da retirada das forças russas mobilizadas ali.

Após a recepção oficial no aeroporto, Putin e a delegação oficial russa se transferiram ao palácio de Al Itihadiya, situado no bairro de Heliopolis, no nordeste do Cairo.

Ambos governantes terão uma reunião na qual devem abordar as atuais tensões no Oriente Médio, após o anúncio da transferência pelo presidente Donald Trump da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém, algo ao que se opõem tanto Cairo como Moscou.

Além disso, segundo a imprensa egípcia, Putin e Sisi concluirão os detalhes para o começo da construção da usina nuclear de Dabaa, no noroeste do Egito, que será financiada pela Rússia em quase sua totalidade.

O acordo inicial para o projeto foi alcançado pelos dois presidentes na última visita de Putin ao Egito, em fevereiro de 2015, durante a qual iniciaram a aproximação bilateral e sua cooperação em vários âmbitos.

Por último, o Egito espera que a Rússia anuncie o reatamento dos voos comerciais ao país árabe, suspensos em novembro de 2015 após o atentado contra um avião de turistas russos na península do Sinai com 224 pessoas a bordo.

Fonte: Agência EFE (a matéria original está disponível aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480