Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Aben compareceu ao evento Cnen Portas Abertas

(15/10/19) A Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) participou do evento Cnen Portas Abertas, ocorrido na última quinta-feira, dia 10, na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), no Rio de Janeiro, na celebração do 63º aniversário da autarquia. Uma exposição aberta ao público em geral permitiu conhecer os produtos e serviços oferecidos pela instituição e diversas aplicações da energia nuclear desenvolvidas nos seguintes institutos vinculados à Cnen: Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Os expositores explicaram sobre a irradiação de gemas, aplicação da energia nuclear que agrega grande valor ao mineral, e de alimentos (como frutas, carnes e pescados), que permite o prolongamento do prazo de validade do produto alimentício, aumentando, assim, sua qualidade e possibilitando a exportação para o mundo inteiro. Os visitantes também observaram maquetes do núcleo do reator de pesquisa Triga - IPR - R1, instalado no CDTN (Belo Horizonte), e da unidade móvel com acelerador de elétrons do Ipen (São Paulo), que será voltada para o setor industrial.

Com relação ao IRD, localizado no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o público obteve informações sobre uso seguro da radiação no País, treinamento e capacitação de profissionais e instituições na resposta a eventuais situações de emergência envolvendo materiais radioativos e ensino - da iniciação científica à pós-graduação.

Também localizado no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, o IEN apresentou uma maquete sobre o sistema de produção de radiofármacos e um pequeno filme sobre a fonte nucleoelétrica e, ainda, a tecnologia de realidade virtual, com passeios na parte externa de sua sede e dentro do setor de Radiofarmácia do hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O 63º aniversário da Cnen ainda contou com um happy hour, incluindo apresentação de saxofone; homenagens a servidores e colaboradores terceirizados; discurso do presidente da autarquia, Paulo Roberto Pertusi, e coquetel servido aos participantes.

Fotos: Bernardo Mendes Barata (veja aqui)

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear - Cnen (clique aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721