Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Rosatom e Eletronuclear assinam memorando de entendimento para cooperar no setor de energia nuclear

Em 27 de novembro de 2017, a Corporação Estatal Russa de Energia Atômica - Rosatom, as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras) e a Eletrobras Termonuclear assinaram um Memorando de Entendimento para promover a cooperação no campo da energia nuclear.

O documento foi assinado pelo vice-diretor geral de Desenvolvimentoe Negócios Internacionaisda Rosatom, Kirill Komarov, o Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e o presidente em exercício da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

Este Memorando de Entendimento visa promover uma cooperação mútua no uso pacífico da energia nuclear, incluindo a potencial construção de novas usinas nucleares na República Federativa do Brasil e suporte durante todo o ciclo de vida (incluindo operação, manutenção e desativação); gestão de combustível nuclear; prolongamento da vida de usinas de energia nuclear existentes na República Federativa do Brasil; educação e treinamento dos profissionais de energia nuclear na República Federativa do Brasil; e fortalecimento do conhecimento público sobre o programa de energia nuclear do país.

“A cooperação entre a Rússia e o Brasil vem renovando-se nos últimos anos. Nós estamos implementando projetos no contexto do ciclo do combustível nuclear e da medicina nuclear. A assinatura deste Memorando de Entendimento marca uma nova fase em nossa parceria. O Brasil tem uma experiência considerável no uso de tecnologias nucleares e grandes planos para o desenvolvimento de seu setor nuclear nacional. Por outro lado, a Rosatom tem uma expertise única na operação de usinas nucleares e possui posições de liderança na construção das mais seguras e recomendadas usinas nucleares baseadas na tecnologia VVER. Este Memorando de Entendimento estabelece um alicerce para a cooperação bilateral entre os dois países,” – afirmou Kirill Komarov.

O grupo de trabalho conjunto russo-brasileiro irá definir o contexto através do qual o programa acima mencionado será implementado.

Contexto:

A interação russo-brasileira em energia nuclear é regulada pelo Acordo de Cooperação entre o governo da Federação Russa e o governo da República Federativa do Brasil no uso pacífico de energia nuclear de 15 de setembro de 1994.

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480