Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Eletronuclear distribui mais de 2 mil mudas de árvores a colaboradores

(09/06/17) O Noni foi a novidade deste ano na distribuição de mudas de árvores que a empresa promove anualmente como parte da Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema), que acontece até domingo (11). O evento aconteceu nesta quinta-feira (8) na central nuclear de Angra e na sede da companhia, no Rio de Janeiro.

No total, foram entregues aos colaboradores da Eletronuclear cerca de 2.500 mudas e 2.600 pacotes de composto orgânico, produzido na central de compostagem da empresa, localizada na Vila Residencial de Mambucaba, em Paraty.

Fruto de uma árvore de origem asiática, o Noni se adaptou bem ao clima brasileiro, sendo comum encontrá-lo em todas as épocas do ano. Além dele, mudas de outros 17 tipos de frutas foram distribuídas. Entre elas, laranja, jabuticaba, caju, limão, goiaba e groselha.

O bombeiro brigadista da Eletronuclear José Carlos dos Santos foi um dos primeiros a chegar no ponto de distribuição da central nuclear para garantir uma muda de Noni. "Já tenho muitas árvores frutíferas no meu sítio, mas agora quero plantar uma dessa espécie. É uma fruta difícil de achar aqui na região", explicou.

Educação ambiental

O gerente de Gestão Ambiental da Eletronuclear, Ricardo Donato, acompanhou a distribuição em Angra e ressaltou ser gratificante ver o interesse dos colaboradores em plantar árvores. "Mesmo estando rodeados por tanta natureza, nossos colaboradores todo ano querem mais mudas. As mudas estão ligadas às nossas vidas. Precisamos delas", comentou.

Participante da atividade há três anos, a digitadora Cristiane Barbosa levou para casa laranja bahia e ameixa. "Acho muito importante a empresa realizar ações como essa. Ela nos ajuda a disseminar informações de educação ambiental para as crianças. Quando eu chegar em casa, meu filho de 5 anos vai me ajudar a plantar essas mudas", contou.

Na sede, diferentemente de Angra, os colaboradores não estão rodeados pela natureza. A distribuição de mudas os incentiva a cultivar hábitos verdes, como plantar em vasos, dentro de casa ou em seus quintais. José Pereira, da Divisão de Infraestrutura de Serviços Rio, é uma dessas pessoas que contava com área livre em casa e passou a preenchê-la com plantas frutíferas. "Venho obter mudas todos os anos. Já tenho manga e caju em casa. Esse ano estou levando laranja", afirmou.

Já Carla Moisão, da Gerência de Componentes e Sistemas Elétricos, não tem muito espaço em casa. Por isso, vai colocar sua pimenta chapéu na sala de estar. "Hoje, consegui uma muda que vai se encaixar perfeitamente no lugar que tenho", disse.

Composto orgânico

O composto orgânico distribuído aos colaboradores da Eletronuclear também fez sucesso. Trata-se de um excelente adubo para hortas, vasos de plantas, jardins ou qualquer outro tipo de terreno. Este é um dos métodos mais antigos de reciclagem, em que se imita os processos da natureza para melhorar a terra.

Walber Andrade, da Gerência de Contratação Internacional de Bens e Serviços, diz que gosta muito da natureza, principalmente de árvores frutíferas. Ele tem praticamente um pomar completo em casa, sendo que já consegue colher jabuticabas, amoras e acerolas. Participante assíduo da atividade, este ano levou uma muda de café para casa. "O contato com a natureza é bom, e a distribuição de mudas e composto orgânico conscientiza as pessoas sobre esse assunto. Vivemos de forma muito corrida hoje em dia. Parar um pouco e mexer na terra, regar e cuidar de plantas traz um bem-estar maravilhoso", conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480