Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

INB inicia implantação dos módulos 3 e 4 do Enriquecimento

(19/04/17) Já teve início a movimentação da empresa contratada pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para a conclusão dos serviços de infraestrutura eletromecânica e civil dos Módulos 3 e 4 da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio.

O canteiro de obras mobiliza atualmente cerca de 50 contratados da empresa MAZZA Engenharia Ltda que estão trabalhando na Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende (RJ), mas este número pode chegar a 130 no auge da obra.

O contrato foi assinado em dezembro e tem duração de 19 meses. O andamento dos serviços é acompanhado de perto por fiscais de campo da INB, que verificam a montagem de estruturas, atestam a qualidade do trabalho e fiscalizam demais aspectos da implantação da usina.

Aumento da capacidade de produção

A Usina de Enriquecimento da INB atualmente opera com seis cascatas de ultracentrífugas, possuindo capacidade de atender 40% da demanda de Angra 1. A sétima cascata – a primeira do módulo 3 - está prevista para entrar em operação no segundo semestre deste ano. Com isso, a estimativa é aumentar em 25% a produção de urânio enriquecido, dando condições à INB de produzir mais de 50% do necessário para uma recarga anual de Angra 1.

Imagem: Divulgação Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480