Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Edital de Seleção de Projetos Arcal Ciclo 2020-2021 recebe propostas até 6 de novembro

(04/10/17) Até o dia 6 de novembro de 2017 o Acordo Regional de Cooperação para a Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e Caribe (Arcal), criado em 1984 para promover o desenvolvimento e uso pacífico da energia nuclear na região, receberá candidaturas de propostas de projetos para o ciclo 2020-2021, em cinco setores temáticos identificados como estratégicos pelos países que integram o Acordo: segurança alimentar, saúde, meio ambiente, energia e tecnologia de radiações.

O Arcal, integrado hoje por 22 países, incluindo o Brasil, é financiado com recursos do Fundo de Cooperação Técnica, gerenciado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), tomando por base as diretrizes do Perfil Estratégico Regional para América Latina e Caribe (PER) 2016-2021 e sua respectiva Guia de Implementação Estratégica - www.arcal-lac.org.

Conforme pode ser verificado no texto da "Convocatoria", foram selecionadas para o próximo ciclo de projetos oito Necessidades/Problemas, com o correspondente objetivo específico do biênio, dentre os cinco setores temáticos contemplados no PER.

A Convocatória tem caráter regional e, a exemplo dos ciclos anteriores, a formulação das propostas de projetos pode ser feita de forma individual ou em conjunto com instituições do mesmo país ou de diversos países que se habilitem a participar do projeto.

Considerando que se trata do último ciclo de projetos do PER em vigor, um dos principais critérios de seleção de propostas será o de contemplar projetos que possam ser concluídos no intervalo de 2 anos, ou projetos que correspondam a etapas de finalização de outros projetos do presente ciclo, e que se encontrem em dia com seu cronograma de execução.

Para atender aos trâmites administrativos, o formulário de Proposta de Projeto deve ser preenchido em espanhol e em inglês e enviado até a data de 6 de novembro de 2017 para o endereço eletrônico rondinel@cnen.gov.br, que também pode ser utilizado para esclarecimentos adicionais.

Confira a Convocatória e a Proposta de Projeto aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480