Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Nuclep participa da reunião sobre projeto RMB em São Paulo

(19/05/17) O diretor comercial interino da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Ricardo Corrêa, esteve, na última quarta-feira, dia 17, na reunião de início do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, município do interior paulista, junto ao Centro Experimental de Aramar da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro.

O RMB é um reator de pesquisa com diversas finalidades: produção de radioisótopos para uso na medicina e na indústria; teste de materiais e combustíveis nucleares para reatores de potência; utilização de feixe de nêutrons para pesquisa científica e tecnológica em diferentes campos da ciência; análise por ativação neutrônica; produção de traçadores para aplicação em pesquisas na agricultura e meio ambiente; formação na área nuclear; e treinamento de pessoal para operação e manutenção de reatores de potência, além de ter toda infraestrutura de laboratórios para realização dos propósitos.

O empreendimento, que prevê investimentos da ordem de 500 milhões de dólares, será dinamizador para o desenvolvimento de um grande centro de análise nacional para aplicação de radiações em benefício da sociedade. Na saúde, por exemplo, os radioisótopos são base para os radiofármacos, usados para diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente, diferentes tipos de câncer.

A Nuclep está qualificada para o fornecimento do RMB que será fabricado conforme o Código Asme III.

O projeto RMB é um empreendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e está a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em parceria com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) e acordo de cooperação com a Comisión Nacional de Energia Atómica (Cnea) da Argentina.

Imagem: Divulgação Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480