Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Nuclep inicia a entrega do último condensador de Angra 3, um dos mais importantes equipamentos da usina

(17/12/19) A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), empresa responsável pela fabricação dos equipamentos nucleares mais estratégicos para o país, iniciou na última segunda-feira (16/12) a entrega, para a Eletronuclear, do último conjunto de tampas e coletores referentes ao terceiro dos três condensadores fabricados em seu piso fabril para Angra 3, a terceira unidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Com cerca de 1.500 toneladas, o equipamento, vital para o funcionamento de Angra 3, fará, através do uso da água do mar, o resfriamento da água do circuito secundário da usina. É responsável ainda pelo resfriamento e condensação do vapor proveniente do gerador de vapor, resultante da movimentação das turbinas de geração de energia.

Esta entrega é parte do último dos três condensadores fabricados pela Nuclep para a usina de Angra 3, que tem previsão de conclusão em 2020. A empresa, reconhecida por sua expertise nuclear e por possuir o maior piso fabril da América do Sul, também foi a responsável pelo fornecimento dos três condensadores da usina de Angra 2.

Vale sempre ressaltar que a geração termonuclear é livre de emissões de carbono e de utilização de combustíveis fosseis, contribuindo de forma limpa para a matriz energética.

Quando a usina Angra 3 entrar em operação comercial, com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 50% do consumo do Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep (confira mais imagens aqui)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721