Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Novos transformadores de Angra 1 já estão na central nuclear

(12/07/17) No último sábado (8), a Eletronuclear recebeu os novos transformadores principais de Angra 1, que substituirão os antigos na próxima parada de reabastecimento e manutenção periódica da unidade, prevista para iniciar em 19 de agosto.

Esses equipamentos são responsáveis por elevar a tensão de 19 kilovoltz (kV) gerada na usina para os 525 kV do Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina opera com três transformadores, sendo um para cada fase de corrente. A Eletronuclear irá realizar a troca de todos eles e, adicionalmente, adquiriu uma unidade reserva.

O motivo da substituição é que, depois de 30 anos, em média, esse tipo de componente pode começar a apresentar problemas. A medida também faz parte do Programa de Gerenciamento do Envelhecimento (PGE) de Angra 1, que está sendo realizado para que a usina possa estender sua vida útil para 60 anos.

Os equipamentos foram fabricados na unidade paulista da multinacional Asea Brown Boveri (ABB). O investimento total para a aquisição dos transformadores, considerando outras peças e sobressalentes, foi de cerca de R$ 40 milhões. Depois de testados na fábrica, precisaram ser parcialmente desmontados para possibilitar o transporte.

O transporte do material até a central nuclear de Angra foi uma operação que exigiu planejamento e uma logística especial. Devido à dimensão dos núcleos dos transformadores – 9 metros de altura e 120 toneladas cada –, os equipamentos precisaram ser colocados em quatro carretas e transportados pelo mar em balsas. Enquanto isso, mais de 15 carretas transportaram os acessórios por via terrestre.

Até a parada, os componentes terão que ser montados e abastecidos com cerca de 60 mil litros de óleo. Quando Angra 1 for desligada, serão instalados de forma definitiva na usina.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480