Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

MP aprimora gestão das empresas INB e Nuclep

(02/09/20) No contexto das medidas estratégicas conduzidas pelo Governo Federal, para promover melhorias de gestão nas empresas estatais, a Medida Provisória 998 transfere para a União ações de propriedade da Comissão Nacional de Energia Nuclear - Cnen, relativas ao capital social da Indústrias Nucleares do Brasil - INB e da Nuclebrás Equipamentos Pesados - Nuclep.

A MP também estabelece que a União adquirirá todas as participações de acionistas privados, transformando a INB e a Nuclep em empresas públicas, ou seja, com 100% do capital pertencente à União.

A INB e a Nuclep, antes vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, estão atualmente vinculadas ao Ministério de Minas e Energia - MME e desempenham importantes atividades vinculadas ao setor elétrico e mineral.

A INB atua em todo o ciclo do combustível nuclear que se inicia na fase de mineração e beneficiamento e é finalizado com a venda do combustível nuclear à Eletronuclear abastecendo as Usinas Angra I e Angra II.

A Nuclep, por sua vez, atua na projeção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos pesados para os setores nuclear; defesa; óleo e gás; energia - inclusive fabricação de torres de transmissão de energia elétrica - entre outras atividades.

A transferência das ações e a passagem dessas importantes organizações para a condição de empresas públicas permitirá, concomitantemente, uma atuação mais direta da União nos comandos da gestão de atos de administração superior, com a participação de representantes da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN, assim como melhorias inerentes à governança pública.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ministério de Minas e Energia (matéria disponível no site da Indústrias Nucleares do Brasil - INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721