Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Medidas realizadas no Rio ajudam a entender a física do quark charm

(05/11/18) A convite do Núcleo de Comunicação Social, Alberto Correa dos Reis, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), escreve sobre resultados que ele e colegas publicaram recentemente e que representam um avanço significativo no entendimento da física de um dos componentes elementares da matéria, o chamado quark charm.

A colaboração LHCb - um dos quatro grandes experimentos do acelerador de partículas LHC (sigla, em inglês, para Grande Colisor de Hádrons), no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), na Suíça - destacou, em sua página, o resultado de medidas muito precisas do modo como certas partículas subatômicas - os chamados mésons D - desintegram-se.

O trabalho foi realizado por uma equipe composta por pesquisadores do CBPF, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esses resultados serão publicados em breve no periódico Journal of High Energy Physics.

Leia o artigo completo aqui.

Autor: Alberto Correa dos Reis - pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Fonte: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721