Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Mapeamento de Competências Comportamentais da Amazul recebe Prêmio Brasil 5.0


A gerente Daniela Ferreira e o diretor Newton de Almeida Costa Neto participaram da cerimônia online de entrega do Prêmio Brasil 5.0

(05/10/20) A metodologia atualizada do Mapeamento de Competências Comportamentais da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) recebeu o Prêmio Transformação Digital Brasil 5.0, que reconhece iniciativas de sucesso e melhores práticas em educação e capacitação profissional.

A entrega do prêmio foi feita no dia 30 de setembro, durante a quinta sessão virtual do evento Manifesto Brasil 5.0, que visa promover o desenvolvimento de projetos de transformação digital no País. Promovido pelo Instituto Micropower, o Prêmio Brasil 5.0 é uma evolução do Prêmio Learning & Performance Brasil, que a Amazul recebeu em 2019 pelo mesmo projeto.

A sessão online de premiação foi aberta pelo diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, Newton de Almeida Costa Neto, que parabenizou a equipe da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas pela conquista e fez a entrega virtual do prêmio à gerente Daniela Ferreira.

"O prêmio reflete o reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe da área de Desenvolvimento de Pessoas", disse Daniela. "E motiva a implantação da gestão por competências em toda a empresa, visando à otimização de processos e ao foco nas pessoas, que são nossos maiores ativos", acrescentou.

As competências estão relacionadas às atitudes do empregado, que impactam seus resultados e desempenho e constituem seu diferencial competitivo.

Entre outros resultados, o mapeamento das competências na Amazul tem propiciado melhor entendimento sobre a cultura e o clima organizacional nas unidades de negócios e contribuído para maior engajamento dos empregados nas etapas posteriores do projeto de Gestão do Conhecimento.

A metodologia do Mapeamento de Competências Comportamentais foi aplicada entre 2017 e 2018 nas duas primeiras áreas de implantação do projeto de Gestão do Conhecimento da Amazul: o Departamento de Operação da Unidade Piloto de Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) do Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina) e a Assessoria de Meio Ambiente (AMA) do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

Os resultados obtidos na aplicação dessa metodologia levaram à implantação do mapeamento de competências comportamentais em nível institucional. A metodologia é composta por seis fases. Atualmente está sendo concluída a terceira fase, que corresponde à etapa de entrevistas com 10% do quadro de empregados. A previsão do término do projeto e entrega final é junho de 2021.

O mapeamento de competências está alinhado ao tópico "desenvolver as competências como estratégia de negócio" do quadrante de aprendizagem e crescimento do plano estratégico da Amazul. O projeto também está alinhado à orientação da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) que sugere que as instituições públicas desenvolvam a atividade de mapear as suas competências organizacionais.

Foto: Divulgação Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721