Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Iter: marco no maior experimento mundial de fusão nuclear

(01/06/20) Expectativa é que reator inicie operação em 2025

Na semana passada, foi colocada a primeira peça principal do tokamak do Reator Internacional Termonuclear Experimental (International Thermonuclear Experimental Reactor - Iter, em inglês). Localizado perto de Cadarache, no sul da França, o projeto Iter visa construir o maior reator de fusão nuclear do mundo. Durante dois dias, cerca de 200 profissionais foram responsáveis por erguer cuidadosamente a base de criostato, uma peça de aço que pesa cerca de 1.250 toneladas, no tokamak. Trata-se da seção inferior de uma enorme lata de metal que eventualmente conterá o restante do reator, incluindo o vaso a vácuo, imensos ímãs supercondutores e sistemas de refrigeração.

O objetivo da equipe do Iter é que os principais componentes estejam no sítio até o fim de 2021, a fim de cumprir o prazo de ligar o equipamento em dezembro de 2025. A peça colocada na semana passada foi produzida na Índia, pela empresa Larsen & Toubro.

O primeiro projeto global de reator de fusão nuclear em escala comercial está a caminho de ter as operações lançadas oficialmente no fim de 2025, informou a porta-voz Sabina Griffith. Contudo, será necessária pelo menos mais uma década para que a instalação esteja totalmente operacional.

"A data do primeiro plasma está marcada; apertaremos o botão em dezembro de 2025", declarou. "Levará mais 10 anos até atingirmos operações completas de deutério-trítio", completou.

O Iter será um dispositivo de fusão do tipo tokamak com potência de 500 megawatts (MW) - exigindo uma entrada de 50 MW - projetado para provar a viabilidade de fusão como uma fonte energética de larga escala e sem emitir carbono. A União Europeia (UE) está financiando quase metade do custo da construção, enquanto os outros seis membros (China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia e EUA) contribuem com o restante.

Mais informações (em inglês) aqui e aqui.

Fotos: Organização Iter

Fontes: NucNet e World Nuclear News (WNN)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721