Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

IRD: Dia Mundial da Metrologia é comemorado em 20 de maio

(21/05/19) Vinte de maio é o Dia Mundial da Metrologia, a ciência das medições, que é fundamental para garantir exatidão e precisão nas medidas para o comércio, indústria, pesquisa científica e diversas outras áreas. A data comemorada em mais de 80 países celebra a assinatura da Convenção do Metro em Paris por 17 países (Portugal entre eles), em 1875, que estabeleceu as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). No Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen), a área de metrologia das radiações ionizantes desenvolve pesquisas e presta serviços tecnológicos que promovem a segurança de 60 milhões de exames radiodiagnósticos por ano no Brasil, nove milhões de procedimentos em radioterapia e mais de 500 mil procedimentos em medicina nuclear.

Metrologia das radiações ionizantes no IRD, trabalho que envolve precisão e exatidão das medidas

Conforme a tecnologia de medição avança, a precisão aumenta. As grandezas do sistema internacional são a candela (intensidade luminosa), o mol (quantidade de matéria), ampère (intensidade de corrente elétrica), segundo (tempo), quilograma (massa), kelvin (temperatura) e metro (comprimento). O objetivo do sistema foi uniformizar e padronizar as definições. Em 2018, foi aprovada na França uma mudança no SI: as unidades de base permaneceram as mesmas, porém passaram a ser definidas em termos de constantes da natureza.

Em metrologia das radiações ionizantes é fundamental que as doses recebidas pelos pacientes estejam corretas e que equipamentos detectores de radiação realizem medições de forma precisa. A metrologia contribui com a qualidade e confiabilidade dessas medições para proteger indivíduos e meio ambiente. Além disso, possibilita que a instrumentação utilizada para as medições assegure a qualidade final do produto em cada uma das aplicações. O IRD é o laboratório designado pelo Inmetro como referência na área de radiações ionizantes, por meio de seu Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes.

Na indústria convencional, técnicas de radiografia industrial permitem identificar problemas em estruturas metálicas e soldas nas indústrias de petróleo, naval e aeronáutica. Irradiadores industriais são utilizados em processos de esterilização de materiais médico-cirúrgicos e alimentos. A tecnologia das radiações também é aplicada no controle ambiental, no combate a pragas agrícolas e até na preservação de documentos e bens do patrimônio histórico e cultural.

Fontes radioativas são utilizadas na área de petróleo, para marcar regiões de interesse para prospecção, para determinar o perfil do solo e também em análises que reduzem custos no processo de exploração. Além da geração de energia elétrica, que no Brasil responde por aproximadamente 30% da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro.

Mais sobre o IRD

É papel do instituto a realização, manutenção e disseminação das grandezas relacionadas à radiação ionizante no Brasil. O IRD é um importante centro de treinamento e formação de profissionais que lidam com radiações ionizantes, para o país e para a América Latina.

Representa o país em comitês consultivos internacionais, promove e participa de comparações interlaboratoriais em colaboração com o Bureau Internacional de Pesos e Medidas, o Sistema Interamericano de Metrologia e a Agência Internacional de Energia Atômica. Presta serviços tecnológicos em metrologia de raios x, gama e elétrons, metrologia de radionuclídeos e metrologia de nêutrons. Fornece fontes radioativas certificadas e amostras de materiais de referência de matrizes naturais. Executa atividades de controle de radionuclídeos em áreas próximas às instalações nucleares e nas áreas de mineração.

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD
Foto: Eduardo Zappia

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721