Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Ipen aprova projeto para uso de lasers de alta intensidade como terapia complementar de combate ao câncer

(11/03/19) Projeto será executado em parceria com a Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), no âmbito do Programa Sprint, da Fapesp. Resultado saiu em fevereiro.

Raio X é um dos tipos de radiação mais utilizados na medicina para fins diagnósticos, apresentando rapidez e precisão na obtenção de imagens. Quanto maior forem a definição, a nitidez, o contraste e a diferenciação de densidade, mais preciso será o resultado. Mas produzir fontes de raios X brilhantes pode ser difícil e extremamente caro. Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), no Brasil, e da Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL), nos Estados Unidos, estudam explorar uma fonte alternativa para gerar raios X usando lasers para a aceleração de partículas carregadas – em um primeiro momento elétrons originarão raios X, e em uma etapa posterior, feixes de prótons serão produzidos para aplicações oncológicas e produção de radiofármacos.

Contemplada na modalidade Programa Sprint - São Paulo Researchers in International Collaboration - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa será coordenada pelos pesquisadores Nilson Dias Vieira Júnior, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do Ipen, e Sudeep Banerjee, do Department of Physics and Astronomy da UNL. O Sprint tem como objetivo estimular e promover o avanço da pesquisa científica, envolvendo pesquisadores de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e parceiros no exterior. O resultado da chamada, terceira de 2018, encerrada em 29 de outubro, foi anunciado no último dia 11 de fevereiro.

Leia a notícia completa aqui.

Por Ana Paula Freire

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Ipen/Cnen (com informações da Global Nebraska)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721