Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Inscrições abertas para a Escola Avançada em Biofísica

(15/05/17) O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) sediará, entre os dias 16 e 27 de outubro, o curso São Paulo Advanced School of Science on Biophysical Methods to Study Biomolecular Interactions. Inscrições serão recebidas até 18 de junho. Apoiado pela Fapesp por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), o evento tem o objetivo de oferecer uma visão abrangente sobre o estado da arte das técnicas biofísicas usadas para estudar interações biomoleculares.

"Por meio de aulas teóricas e de estágios laboratoriais, os alunos poderão conhecer os principais métodos usados para investigar sistemas biológicos considerados relevantes em nível molecular, como, por exemplo, a interação entre proteínas, entre fármacos e membranas celulares, ou entre proteínas e DNA", explicou a professora do IF-USP Rosangela Itri, coordenadora do curso.

Entre as tecnologias que serão abordadas nas aulas estão ressonância magnética nuclear, ressonância paramagnética eletrônica, espalhamento de raios X a baixo ângulo, dicroísmo circular utilizando radiação síncrotron, espalhamento dinâmico de luz, microscopia de força atômica e criomicroscopia eletrônica. Também serão apresentadas ferramentas teóricas para simulação de dinâmica molecular.

"Será a primeira Escola São Paulo de Ciência Avançada na área de Biofísica Molecular", destacou Itri.

São oferecidas, ao todo, 100 vagas para alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores de áreas como Física, Biologia, Química, Biomedicina, Bioquímica, Neurociência e Biocomputação. Serão selecionados 50 participantes estrangeiros e 50 brasileiros – sendo 25 do Estado de São Paulo.

"Os interessados em participar devem enviar currículo, carta de interesse e também uma carta de apoio do orientador ou supervisor indicando os benefícios esperados com a participação no curso para a formação e o desenvolvimento do trabalho. Caso necessitem de financiamento para transporte e hospedagem, também deverão anexar a justificativa", explicou Itri.

A Fapesp poderá financiar os custos de participação para até 75 estudantes. Os participantes da cidade de São Paulo não são elegíveis para o financiamento.

Os selecionados deverão escolher ao menos três dos seis estágios experimentais que serão oferecidos. As aulas práticas serão ministradas em laboratórios do IF e também do Instituto de Química da USP. Já as aulas teóricas serão no Auditório Abrahão de Moraes, no IF.

"A programação conta com duas aulas de criomicroscopia, uma técnica bastante nova que vem sendo usada na determinação da estrutura de proteínas de membrana, por exemplo. Os alunos aprenderão a interpretar os resultados de criomicroscopia eletrônica através de técnicas de reconstrução de imagens", adiantou a coordenadora.

Também está programada uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, onde estão sediados o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

"Haverá apresentação de pôsteres e espaços para que os estudantes exponham seus projetos de pesquisa com base nas técnicas que foram apresentadas. Desse modo, esperamos propiciar um fórum de discussões e novas colaborações durante a Escola", disse Itri.

Entre os palestrantes internacionais destaca-se Angela Gronenborn, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, que estuda o vírus HIV e vai abordar possíveis aplicações de técnicas como ressonância magnética nuclear, criomicroscopia e espalhamento de raios X a baixo ângulo.

Yaakov Levy, do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, abordará técnicas computacionais que permitem estudar a interação entre proteínas e o DNA. Já Manuel Pietro, da Universidade de Lisboa, em Portugal, falará sobre o uso de microscopia de fluorescência no estudo da interação entre proteína e membrana celular.

Também estarão presentes Anthony Watts e Christina Redfield (Universidade de Oxford, Reino Unido), Bonnie Wallace e Robert Janes (Universidade de Londres, Reino Unido), Jose Maria Caraso (Centro Nacional de Biotecnologia, Espanha) e Nuno Santos (Universidade de Lisboa, Portugal).

Entre os palestrantes brasileiros estão, além de Itri, José Luiz Lopes, Leandro R.S. Barbosa e Kaline Coutinho, do IF-USP. Do Instituto de Química da USP participa o professor Roberto Salinas e, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Antonio Jose da Costa Filho. Também integram a programação Eneida de Paula e Lígia Nunes de Morais Ribeiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais informações e inscrições no endereço: http://www.fap.if.usp.br/~espcabio/.

Fonte: Agência Fapesp / Planeta Universitário (matéria retirada do site do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Ipen/Cnen, aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480