Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INB: obras na barragem de Caldas seguem no prazo

(27/02/19) As obras para a construção de um novo sistema extravasor na barragem de Caldas estão em andamento na unidade, pertencente à Indústrias Nucleares do Brasil (INB), e seguem sem contratempos. Desde o início de janeiro, a empresa contratada - Toniolo, Busnello Túneis, Terraplanagens e Pavimentações – está na unidade realizando os serviços necessários para adequação da barragem às melhores práticas de proteção e prevenção, com o objetivo de aumentar a segurança e a confiabilidade da mesma. A previsão é que o serviço seja concluído até maio/2019.

A necessidade de realização desta obra foi apontada após a ocorrência de um evento não usual na barragem. Em 25 de setembro de 2018, durante inspeções de rotina na manutenção da barragem, a INB identificou que a água na saída do extravasor estava turva. O evento, que não se repetiu até hoje, foi comunicado aos órgãos fiscalizadores - Ibama e Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) - e ao Ministério Público Federal (MPF).

Para a correção do problema, a INB contratou especialistas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) que orientaram a descomissionar o extravasor atual e substituí-lo por um modelo mais atual – na forma de um vertedouro de superfície – utilizado em barragens mais modernas. A empresa tem seguido à risca as orientações dos especialistas, realizando todos os cuidados para a manutenção da barragem. Ressalta-se que faz parte do escopo do serviço contratado o estudo de estabilidade da barragem de rejeitos com a emissão de laudo técnico.

Imagem: Divulgação Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721