Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INB Caetité tem autorização de operação prorrogada

(18/05/17) A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) prorrogou por um período de 24 meses a Autorização para Operação Permanente (AOP) da Unidade de Concentrado de Urânio (URA), em Caetité (BA).

A decisão foi tomada durante sessão da Comissão Deliberativa da Cnen, realizada nos dias 11 e 12 de maio, e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18.

A AOP da INB Caetité foi concedida pela Portaria Cnen nº 68, em setembro de 2009, e vem sendo renovada regularmente, sempre após a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) comprovar ao órgão licenciador o cumprimento das condicionantes impostas para a manutenção da autorização. O processo conta, entre outros itens, com inspeções da Cnen na unidade e a análise de relatórios de segurança física, monitoramento e radioproteção.

Em Caetité, são realizadas as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, resultando no concentrado de urânio, mais conhecido como yellowcake. Atualmente, está em curso a implantação da mina do Engenho. Estão sendo realizadas obras de infraestrutura e atividades para atendimento e obtenção das licenças necessárias para o empreendimento, que está na etapa de decapeamento (remoção da camada de solo acima da rocha que contém o minério a ser extraído). A próxima fase do processo é a obtenção da licença para a lavra.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480