Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INB Caetité conquista o certificado "Laboratory of Excellence" pela terceira vez

(31/03/21) O Laboratório de Controle Ambiental da Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil - INB, em Caetité/BA, recebeu o certificado de "Laboratory of Excellence" pelo terceiro ano consecutivo e conquistou, pela quarta vez seguida, a classificação de satisfatório no programa de proficiência interlaboratorial denominado ERA, desenvolvido por uma empresa americana de mesmo nome. O programa avalia o desempenho nas análises em relação a outros participantes em todo o mundo com o mesmo conjunto de parâmetros ambientais.

O químico Joel Augusto Moura Porto, responsável pela área certificada na INB, destaca a importância desses programas. "Eles servem como controle da qualidade da metodologia que é empregada nas mais variadas atividades de um laboratório", avalia. "Além disso, é o caminho à creditação do laboratório que, na busca pelo selo ISO 17025, deve manter o alto grau de confiabilidade nas suas análises, colocando-o em um patamar altíssimo, digamos mundial, na excelência de análises para determinação de urânio, de parâmetros físico-químicos, de ânions, metais traço e demais químicas", acrescenta Porto.

A metodologia de avaliação adotada pelo ERA consiste no envio de amostras que devem ser analisadas em um prazo especificado. É a precisão e a exatidão dos resultados obtidos que atesta que o laboratório tem capacidade técnica para analisar a concentração de urânio em diversos tipos de amostras. O desempenho é definido como satisfatório, preocupante ou insatisfatório e quando um laboratório consegue o status de satisfatório para todas as análises que se predispôs a realizar, é emitido o certificado de "Laboratory of Excellence".

Desde 2017, o Laboratório de Controle Ambiental da INB participa deste Programa Interlaboratorial na rodada de concentração de urânio em solo e em água, além de outros parâmetros inorgânicos, sempre ratificando os resultados obtidos em suas análises.

O gerente de Segurança, Radioproteção e Meio Ambiente da unidade em Caetité, Hector Hugo Medrado, acrescenta que, ao demonstrar a confiabilidade analítica do Laboratório de Controle Ambiental da INB/URA, esses certificados conferem maior respaldo às avaliações críticas presentes nos relatórios dos Programas de Monitoração Ambiental enviados aos órgãos licenciadores (Comissão Nacional de Energia Nuclear - Cnen e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama) e às partes interessadas.

Veja fotos aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721