Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INAC 2021: desafios e oportunidades para jovens estagiários e recém-formados

(02/12/21) A mesa redonda Human Resources for Nuclear Area: How to Face the Near Future and to Encourage and Support the New Generation realizada hoje (02.12.21) na International Nuclear Atlantic Conference (INAC) 2021, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), divulgou várias informações importantes para jovens interessados em crescer na indústria nuclear.

Sob a coordenação de Ivan Azevedo, químico da Área de Segurança da Eletronuclear, os convidados foram: Isis Leslie, da World Nuclear University (WNU); Pedro Alvarez Cobacho, da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA); e Inayá Lima, da Coppe/UFRJ.

Leslie chamou a atenção para a nova onda de tecnologia e inovação que impactam a indústria nuclear e destacou os desafios e as oportunidades, hoje, no setor: "atrair novas gerações, novos talentos; empoderar a força de trabalho; treinar colaboradores para se comunicar melhor; e dar treinamento mundial para futuros líderes".

Para isso a WNU mantém diversos cursos online (especialmente durante a pandemia) e oportunidades de empregos nas quais "os brasileiros são muito bem-vindos". O Summer Institute (oportunidades de cursos no verão) para 2022 ainda não está confirmado por causa da pandemia. Mas os interessados já podem se inscrever.

Cobacho contou que hoje há um movimento dentro da Agência para aumentar o número de jovens mulheres profissionais ou estagiárias na indústria. Há bolsas de estudo abertas que cobrem despesas com a universidade e com a sobrevivência.

A professora de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ Inayá Lima confirmou que "apesar do Brasil ter um grande capital intelectual, não conseguimos retê-lo. Nos últimos três anos os alunos têm saído do país por falta de política pública, por falta de concursos".

Acompanhe a programação completa da INAC2021 em www.inac2021.com.br

Contato imprensa: WhatsApp (21) 979368737 (Gloria Alvarez)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721