Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INAC 2019: teve início o maior evento sobre energia nuclear do Hemisfério Sul

(21/10/19) A International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2019 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico) começou na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos, no Estado de São Paulo. A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Claudio Almeida; o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; o representante permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Marcel Fortuna Biato; o diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), vice-almirante Noriaki Wada; o vice-almirante Ney Zanella dos Santos, representando o ministro de Minas e Energia, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, contra-almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho, representando o ministro do GSI, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira; o presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, representando o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; e a chair da INAC 2019, a engenheira nuclear Alice Cunha da Silva.

Em sua 9ª edição, a INAC 2019 é realizada na cidade de Santos, de 21 a 24 de outubro, no Mendes Convention Center - o dia 25/10 está reservado para uma visita técnica ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), localizado no Município de São Paulo. A Conferência já foi promovida anteriormente outras duas vezes em Santos, duas no Rio de Janeiro, duas em Belo Horizonte, uma em São Paulo e uma em Recife.

Com o tema "Nuclear New Horizons: Fueling our Future" ("Novos Horizontes do Setor Nuclear: Sustentando nosso Futuro"), a INAC 2019 visa promover uma discussão sobre o papel essencial da ciência e tecnologia nuclear em todas as suas aplicações para o benefício e desenvolvimento da sociedade. Serão explorados temas da energia nuclear como uma fonte que gera demanda industrial, emprego e desenvolvimento socioeconômico e contribui para as metas ambientais nos países e nas regiões em que opera. Promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), a INAC congrega diversas empresas nacionais e estrangeiras e universidades de todo o País.

Paralelamente à INAC 2019, ocorrem o XXI Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (XXI ENFIR), o XIV Encontro de Aplicações Nucleares (XIV ENAN), o VI Encontro da Indústria Nuclear (VI ENIN), a ExpoINAC 2019, a 8ª edição da Junior Poster Technical Sessions (sessão de pôsteres para estudantes de graduação) e o 1º Workshop Internacional sobre Tório (ITHOR-WS). A International Nuclear Atlantic Conference é realizada a cada dois anos.

Fotos: Bernardo Barata de Andrade

Site oficial da INAC 2019: http://www.inac2019.org.br/

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721