Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INAC 2019: novas tendências em P&D nuclear

(22/10/19) A International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2019 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), que ocorre no Mendes Convention Center, na cidade de Santos, até esta quinta-feira, 24 – o dia 25 está reservado para uma visita técnica ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), no Município de São Paulo – contou nesta terça-feira, dia 22, com mesa redonda sobre novas tendências em Pesquisa & Desenvolvimento nuclear, moderada por Francisco Rondinelli Júnior, coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Representando o Idaho National Laboratory (INL), dos Estados Unidos, a Dra. Marianne C. Walck abordou diversos temas, dentre os quais as contribuições da energia nuclear nos EUA - evita a emissão anual de 547,5 milhões de toneladas métricas de carbono, por exemplo -, o Programa Nuclear de Argonne e o envolvimento do Laboratório Nacional de Oak Ridge no Projeto Manhattan.

Por sua vez, o advogado Rafael Dubeux, da Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacou o contexto brasileiro em ciência, tecnologia e inovação, principais objetivos da nova legislação de inovação, principais mudanças presentes na nova legislação e próximos passos. Ele trouxe dados interessantes antes da nova legislação, que demonstram que o quantitativo de papers publicados por País não possuía relação direta com a quantidade de patentes obtidas. Por isso, a nova legislação brasileira no campo da inovação busca corrigir tais distorções.

Fotos: Bernardo Barata de Andrade

Site oficial da INAC 2019: http://www.inac2019.org.br/

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721