Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Governo acaba a interinidade e confirma Leonam Guimarães como presidente da Eletronuclear

(20/12/17) Uma escolha para dar tranquilidade ao setor nuclear brasileiro. O governo federal acabou com a interinidade e confirmou o nome de Leonam Guimarães como presidente da Eletronuclear. Leonam estava substituindo o engenheiro Bruno Campos Barretto desde o dia 9 de outubro, quando assumiu o cargo. Nascido no Rio de Janeiro e Cidadão Honorário de Angra dos Reis, Leonam é membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA desde abril de 2010. Foi diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa – Amazul de agosto de 2013 a abril de 2014 e assistente da Presidência da Eletrobras Eletronuclear de outubro de 2005 a agosto de 2013. É Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI e Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, a qual serviu por 30 anos (1975-2005). É autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e planejamento. É praticamente um convidado permanente para palestras no exterior para falar sobre o Programa Nuclear Brasileiro.

Leonam, na verdade, precisou de coragem para assumir uma empresa que precisa de alguns remendos para voltar a operar dentro da normalidade. Ele tem muitos desafios pela frente e está agindo de forma, como ele mesmo disse num evento da Abdan, quando foi homenageado, que não assumiu a empresa "para ser o coveiro do Programa Nuclear Brasileiro". A empresa está precisando equacionar alguns problemas rapidamente, como os pagamentos mensais de 30 milhões de reais ao BNDES, apenas para pagar os juros de um empréstimo para construir Angra 3. Precisa quitar os débitos com a INB, fornecedora de combustível para Angra 1 e Angra 2 e ainda cumprir as contrapartidas com os municípios de Angra dos Reis, Rio Claro e Paraty, além de fornecedores das usinas nucleares.

Foto: Divulgação Petronotícias

Fonte: Petronotícias - RJ (a matéria original está disponível aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721