Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

EnCom leva a debate benefícios da tecnologia nuclear para a sociedade

(26/10/18) Evento na Cnen analisa formas de aumentar nível de conhecimento da população sobre medicina nuclear e outras aplicações na agricultura e indústria

A decisão do governo de aprovar um novo preço de referência para a tarifa de energia que será gerada por Angra 3 trouxe um ânimo para o mercado e deverá reaquecer o setor a partir de 2019.

Pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a tarifa do empreendimento será de R$ 480,00 por megawatt-hora (MWh), bem maior que a atual, de R$ 243,00 por MWh, medida que faltava para permitir a retomada das obras da usina nuclear e viabilizar a construção de novas centrais no Brasil, através da parceria com empresas privadas, nacionais e estrangeiras.

A decisão, publicada nesta última terça-feira (23/10) no Diário Oficial da União (DOU), também devolve o tema nuclear para o topo da agenda de debates do País, especialmente em torno de questões com o as demais formas de utilização da radiação nuclear para fins pacíficos, em especial a medicina. E ressalta a relevância da discussão em torno de estratégias destinadas a aproximar e familiarizar a sociedade com a importância da tecnologia nuclear e suas aplicações para a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.

Diante deste novo cenário, a Comissão Nacional de Energia Nuclear - Cnen, e a Casa Viva, responsável pela realização de um dos principais eventos do setor nuclear no Brasil - o SIEN - decidiram realizar a 2ª edição do Encontro de Comunicação no Setor Nuclear - 2º EnCom NUCLEAR, programado para o dia 10 de dezembro próximo, na Sede da Cnen, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

O EnCom tem por objetivo debater novas estratégias e aspectos ligados à Comunicação no Setor Nuclear, instrumento fundamental para melhorar a aceitação pública dessa tecnologia que ainda é um desafio no mundo, devido ao pouco conhecimento acerca de seus benefícios para a sociedade, especialmente no diagnóstico, tratamento e controle do câncer, na agricultura e na indústria, além da geração de energia e na questão da defesa, com a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Como em 2017, a segunda edição do Encontro de Comunicação no Setor Nuclear terá um único dia, das 8h às 18h, com participação gratuita e transmissão via internet.

Além de inédito no Brasil, o EnCom se reveste de grande importância diante do novo cenário que se desenha para o setor nuclear no País, com a possibilidade de construção de novas centrais nucleares no Nordeste e em outras regiões do Brasil.

As inscrições para o 2º EnCom já estão abertas e podem ser feitas, preferencialmente, através do e-mail: encom.nuclear@gmail.com.

Empresas interessadas em participar como patrocinadora ou apoiadoras podem entrar em contato também por meio dos telefones (21) 3301-3208 / (21) 99909-9900.

Confira a programação preliminar aqui.

Mais informações

Carlos Emiliano
Planeja & Informa Comunicação e Marketing / Casa Viva Eventos
(21) 3301-3208 / (21) 99699-1954
E-mail: carlos.emmiliano@gmail.com / EnCom.nuclear@gmail.com

Assista o vídeo da primeira edição do EnCom na Página no Facebook do evento, aqui.

Fonte: Planeja & Informa Comunicação e Marketing / Casa Viva Eventos

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721