Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Diretor de Agência Internacional de Energia Atômica visita IRD

(20/03/18) O diretor geral adjunto de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Dazhu Yang, visitou o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen) no último dia 19, acompanhado do chefe da Seção de Cooperação Técnica para a América Latina da AIEA, Raul Ramirez Garcia. A comitiva foi acompanhada pela coordenadora-geral de assuntos internacionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Viviane Simões, e pelo assessor Chao Tsu Chia. Foram visitadas as áreas de metrologia de raio-X e nêutrons e as instalações do laboratório de indústria.

O diretor do IRD, Renato Di Prinzio, apresentou as atividades desenvolvidas em radioproteção e segurança, emergência, dosimetria, física médica, metrologia e estudos ambientais, além das atividades de apoio ao organismo regulador brasileiro na área nuclear (Cnen). A formação desde o mestrado e doutorado stricto sensu e a pós-graduação lato sensu foram enfatizados pelo gestor. Participaram do encontro os chefes de divisão e de serviços tecnológicos do IRD.

Yang mostrou interesse na atividade institucional de capacitação que proporciona aos profissionais de países da África cursarem o mestrado lato sensu em radioproteção e segurança de fontes radioativas. O curso realizado no IRD é resultado de uma parceria com a AIEA. "É importante essa atividade, assim como a ida de experts brasileiros a esses países", afirma. Nas áreas técnicas pode acompanhar laboratórios que tiveram aporte de recursos do organismo internacional.

A comitiva segue em visita para conhecer atividades relacionadas à tecnologia nuclear e ao programa nuclear brasileiro. Os compromissos oficiais incluem visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, dia 20. Na quarta, 21, visitam o projeto de uso de radiação ionizante para controle do mosquito Aedes aegypti, no Recife. Na quinta, conhecerão o Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP), instalação da Marinha do Brasil, e o local onde será construído o Reator Multipropósito Brasileiro, projeto voltado à produção de radioisótopos, matéria-prima para os radiofármacos empregados na área médica. Dia 23, sexta, visitam a área de radioterapia do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituto vinculado à Cnen.

A visita finaliza com um encontro com o presidente da Cnen, Paulo Roberto Pertusi, para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Brasil e a AIEA, ainda no Ipen, em São Paulo.

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD

Fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480