Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Diretor da AIEA realiza visita técnica na Cnen para conhecer programa nuclear brasileiro

(20/03/18) O diretor-geral adjunto e chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Dazhu Yang, e o chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Divisão da América Latina e Caribe, Raul Ramirez Garcia, iniciaram ontem (19/03) a programação de uma visita técnica que realizam ao Brasil durante toda esta semana. Eles conhecerão as atividades desenvolvidas em unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) no Rio de Janeiro e em São Paulo e também o trabalho realizado pela Marinha do Brasil na área nuclear. Também estão agendadas reuniões com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

No Brasil, Dazhu Yang está sendo acompanhado, durante toda programação de sua visita técnica, pela Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) da Cnen. Na manhã de segunda-feira (19/03), ele conheceu as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Cnen no Rio de Janeiro. À tarde, reuniu-se com dirigentes da Cnen, na sede da instituição.

Hoje, em Brasília, o diretor da AIEA tem encontros marcados no MCTIC, MRE e GSI. Na quarta-feira, em Recife, vai conhecer um projeto de uso de radiação ionizante para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O projeto conta com apoio da AIEA.

O Programa Nuclear da Marinha será apresentado ao Dr. Dazhu Yang na quinta-feira, quando ele visita a unidade do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) localizada no Centro Experimental Aramar (CEA), na cidade de Iperó, no interior paulista. O diretor da AIEA também conhecerá o local destinado à construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um dos principais projetos da Cnen.

No último dia da programação, na sexta-feira (23), o diretor da AIEA irá, pela manhã, ao Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Inrad/HC-FMUSP), onde conhecerá atividades na área de radioterapia. À tarde, a programação da visita técnica ocorrerá no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Cnen na cidade de São Paulo. O Dr. Dazhu Yang conhecerá as atividades de pesquisa e desenvolvimento na área nuclear realizadas na instituição. Na ocasião, encontrará o presidente da Cnen, Paulo Roberto Pertusi, com o qual assinará a atualização do Country Programme Framework, documento de planejamento que orientará a relação entre o Brasil e a AIEA no que diz respeito à cooperação técnica na área nuclear.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480