Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

CDTN - Carta de José Júlio Rozental: Acidente Radiológico de Goiânia: 1987 - 2017, uma meia-vida

(11/07/17) A quarta edição dos Colóquios do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen), ocorrida no dia 28 de junho, abordou a história do maior acidente radiológico do mundo, ocorrido em Goiânia em 1987. O acidente teve início em 13 de setembro daquele ano, quando um aparelho utilizado em radioterapia foi encontrado dentro de uma clínica abandonada no centro de Goiânia por catadores de ferro-velho que entenderam tratar-se de sucata. Eles o desmontaram e o Cs-137 foi espalhado, contaminando seriamente o local, afetando a saúde de centenas de pessoas e provocando mortes.

A apresentação foi feita por Alfredo Tranjan Filho, na época funcionário de Furnas Centrais Elétricas S.A., que atuou na recuperação da cidade e foi o responsável pelos projetos, licenciamentos e construção dos depósitos definitivos de rejeitos radioativos no local.

Durante duas horas e meia, Tranjan narrou com detalhes o ocorrido citando as dificuldades encontradas e superadas no enfrentamento de um desastre de tamanha gravidade e que só foi resolvido, segundo ele, pelo esforço, competência e desprendimento de todos os envolvidos.

Ele fez questão de ressaltar que a maneira como as instituições brasileiras (Cnen, por meio do CDTN e IRD, Furnas e Eletronuclear) trabalharam para a solução do problema rendeu a todos os envolvidos na resposta ao acidente respeito e projeção internacional, incorporando um valioso aprendizado na história nuclear da humanidade.

No final, Tranjan se emocionou ao falar de uma carta escrita pelo físico José de Júlio Rozental, responsável por toda a operação. Uma carta escrita quase sete anos após o acidente na qual Rozental agradece pelo apoio e carinho recebidos, por toda experiência e aprendizado adquiridos e se despede de Goiânia, dos seus moradores e do Brasil.

Imagens: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480