Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Brasileiro comandará Conselho de Governadores da AIEA

(21/09/15) Laércio Antonio Vinhas, embaixador brasileiro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), assume a presidência do Conselho de Governadores do órgão

A eleição do governador brasileiro, que ficará à frente do Conselho em 2015-2016 (período de um ano, a contar da última segunda-feira, dia 21), ocorreu por aclamação ontem. Ele substitui a governadora da Eslováquia, Marta Ziaková.

O embaixador Vinhas assumiu seu cargo atual como representante residente do Brasil junto à AIEA e de organização de tratado abrangente de proibição de testes nucleares em janeiro de 2012. Ele atuou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) entre 1965 e 2011 em diferentes cargos, incluindo o de diretor do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), no Rio de Janeiro; chefe do Departamento de Salvaguardas; chefe do Escritório de Assuntos Internacionais; e diretor na área de Segurança e de Salvaguardas.

Durante sua carreira como pesquisador, gerente, professor universitário e conselheiro acadêmico, Laércio Vinhas adquiriu vasta experiência em diversas áreas relacionadas à energia nuclear, como física nuclear, segurança nuclear, salvaguardas, informações públicas, prontidão e planejamento em caso de emergência e aplicações da energia nuclear.

Ele tem sido um membro da delegação brasileira na Conferência Geral da AIEA e do Conselho de Governadores desde 1990.

O embaixador Vinhas também foi membro da Comissão de Normas de Segurança (CSS, na sigla em inglês), do Grupo Permanente Consultivo de Implementação de Salvaguardas da AIEA (Sagsi, na sigla em inglês) e do Grupo Internacional de Segurança Nuclear (Insag, na sigla em inglês), todos vinculados à AIEA.

Ele possui graduação e doutorado em Física e Física Nuclear, respectivamente, em universidades paulistas: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Vinhas é autor e coautor de cerca de 50 publicações científicas e 60 trabalhos técnicos apresentados em simpósios e conferências nacionais e internacionais.

Parabéns, Laércio Antonio Vinhas!

A matéria original, redigida em inglês, pode ser conferida aqui.

Fonte: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Av. Rio Branco, 53, 17º andar, sala 1.702 - Centro Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.090-004 Tel/Fax: (21) 2203-0577 / 2266-0480