Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Amazul: evento mostra avanços na implantação da gestão do conhecimento

(06/11/18) A implantação do modelo de gestão de conhecimento (GC) na Unidade de Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), instalada no Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP), trouxe resultados bastante positivos para a gestão da unidade, a futura elaboração do plano de sucessão, o planejamento de treinamento e uma comunicação mais eficaz entre empregados e lideranças da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul).

Essa foi uma das conclusões da 1ª Jornada do Conhecimento, evento que reuniu, nos dias 30 e 31 de outubro, a equipe responsável pela implantação da GC, profissionais da Usexa e diretores da Amazul. Também participaram empregados da Assessoria de Meio Ambiente do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e da Coordenadoria do Programa do Ciclo do Combustível Nuclear (DDNM-12), onde a GC está sendo implantada.

O diretor-presidente da Amazul, Ney Zanella dos Santos, enfatizou a importância estratégica da gestão do conhecimento para a Amazul, para o Programa Nuclear da Marinha e para o Prosub. "O melhor caminho para entrar na cabeça das pessoas é pela gestão do conhecimento", disse.

O diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas, Luís Antônio Rodrigues Hecht (foto), fez um balanço dos trabalhos realizados nos dois dias da jornada. Elogiou a participação de todos os envolvidos no programa, destacando a importância das lideranças para o sucesso da implantação da gestão do conhecimento. 

Na abertura da jornada, Hecht falou sobre a metodologia da GC na Amazul e lembrou que o projeto-piloto recebeu o 17º Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019.

A Usexa é a unidade onde se converte o minério beneficiado de urânio em hexafluoreto de urânio gasoso. Com o projeto de GC, a Usexa mapeou processos, aprimorou as atividades de mentoria (processo de qualificação acompanhada por um profissional mais experiente) e sistematizou os diálogos semanais de segurança. Em resumo, indicou oportunidades de melhoria e adoção de boas práticas em diversos setores.

A implantação da gestão do conhecimento forneceu subsídios para o desenvolvimento de um plano de sucessão. As metodologias aplicadas na Usexa permitem a identificação dos prováveis sucessores, dos cargos-chave e das competências e necessidades de treinamento para o sucesso do plano de sucessão.

No evento, a comandante Maria Carneiro de Resende, chefe do Departamento de Sistemas da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, fez uma exposição da Rede Marinha, ferramenta para a criação de um ambiente corporativo de gestão do conhecimento. A Rede Marinha permite a formação de comunidades, a comunicação entre as pessoas, o compartilhamento de informações e vários tipos de conteúdo.

Foto: Divulgação Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721