Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Aben participa do 1º aniversário da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

(05/02/19) Nesta terça-feira, dia 5, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) compareceu ao almoço do 1º aniversário da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), no Salão Nobre da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), no Centro do Rio de Janeiro, por meio de seu presidente, Cláudio Almeida, e da sua diretora e ex-presidente Olga Simbalista. A solenidade também contou com a presença do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, vice-almirante Marcos Sampaio Olsen; do diretor da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, contra-almirante Humberto Moraes Ruivo; do secretário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc), Marco Marzo; e do presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Celso Cunha, entre outras autoridades.

Há exatamente um ano - 5 de fevereiro de 2018 - ocorreu a Cerimônia de Mostra de Ativação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade. Naquela ocasião, o então diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, hoje ministro de Minas e Energia, deu posse ao Contra-Almirante (RM1-EN) Humberto Moraes Ruivo como diretor desta Agência, com a presença de membros do Alto Comando da Marinha do Brasil.

A Agência trabalha em consonância com o Ministério da Defesa (MD); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e comunidade científica em geral. A instituição conta com um corpo técnico constituído de oficiais, praças e civis.

A Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade foi criada por meio da Portaria nº 120/MB, de 20 de abril de 2017, a qual alterou a denominação do Escritório de Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Marinha. Trata-se de uma Organização Militar sem autonomia administrativa, devendo ser apoiada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e pelo Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), com sede na cidade do Rio de Janeiro. A instituição terá jurisdição sobre instalações nucleares no mar - as instalações em terra da Marinha continuam sob o licenciamento nuclear da Cnen.

Em entrevista publicada na última edição da revista Brasil Nuclear (ano 25, nº 49, dezembro 2018), o contra-almirante Ruivo declarou que "a AgNSNQ tem a missão de regular e fiscalizar a segurança (nuclear e naval) de meios navais com planta de propulsão nuclear, bem como garantir a qualidade no desenvolvimento tecnológico de produtos e sistemas navais de defesa". Leia a entrevista completa com o diretor da agência aqui.

Fotos: Olga Simbalista – diretora da Aben

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721