Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Aben participa de seminário da Rosatom sobre pequenos reatores modulares realizado na Amazul, em São Paulo

(29/08/19) Na última terça-feira, dia 27, foi realizado, no auditório da sede da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), em São Paulo, seminário sobre a tecnologia dos pequenos reatores nucleares modulares (Small Modular Reactors - SMRs, em inglês) promovido pela Rosatom América Latina. A Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) compareceu por meio de seu presidente, Claudio Almeida. O evento ainda reuniu profissionais e especialistas de instituições do setor nuclear como a própria Amazul, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e a empresa Atech.

Foram feitas várias apresentações por técnicos da Rosatom - a corporação estatal de energia nuclear da Rússia - sobre aspectos técnico-econômicos, incluindo uma atualização sobre a usina nuclear flutuante Akademik Lomonosov, a primeira do tipo em operação no mundo e projetada para fornecer energia à região de Chukotka, no Ártico, bem como perspectivas de aplicação da tecnologia de pequenos reatores nucleares modulares no Brasil. Os executivos da Rosatom também abordaram questões como segurança, vida útil, recarga de combustível e fator de disponibilidade, tanto em plantas instaladas em terra quanto nas flutuantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - Amazul (clique aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721