Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Aben contribuiu para o amplo sucesso da 1ª edição brasileira da Semana da Ciência Nuclear

(20/09/19) Com o objetivo de promover o diálogo entre o setor nuclear e a sociedade, apresentando os benefícios do uso da tecnologia para fins exclusivamente pacíficos em diversos setores, foi realizada entre os últimos dias 18 e 24 de agosto, em todo o País, a Semana da Ciência Nuclear. A iniciativa, tradicionalmente organizada nos EUA pela American Nuclear Society, foi promovida pela Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (Latin American Section / American Nuclear Society - LAS/ANS), com apoio da: Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN), Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), Generation Atomic, WiN Brasil (Mulheres do Setor Nuclear), YGN (Young Generation Networking) Brasil, Nucleotiza – Nuclear Conscientiza, Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), XXIV Congresso Brasileiro de Física Médica 2019, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e o Instituto de Radiologia da última instituição (InRad/HCFMUSP).

Composta por visitas, palestras, cursos e atividades externas com o público, a Semana da Ciência Nuclear teve início na manhã do dia 18 de agosto, um domingo, com a atividade "Converse com um (a) Cientista!", na Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o público conversou, tirou dúvidas e ouviu relatos sobre a área de atuação profissional de pesquisadores, especialmente da área nuclear.

No Rio de Janeiro, ocorreram diversas atividades ao longo da Semana, como pesquisa de opinião pública sobre a área nuclear no Largo da Carioca (19/08), palestras e depoimentos sobre a energia nuclear no Brasil na Semana Integrada de Engenharia da PUC-Rio e apresentação sobre "A Energia Nuclear na sua Vida" para o ensino médio na Escola Alemã Corcovado (22/08) e palestra sobre rejeitos radioativos no Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/Cnen (23/08), a qual reuniu muitos alunos da universidade e servidores.

No Estado do Rio de Janeiro, também foi promovida uma visita à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende, voltada para alunos e professores de cursos de Engenharia do campus na cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no dia 21/08. Ainda foram ministradas apresentações no município no Colégio Estadual de Engenheiro Passos e na Escola Municipal Getúlio Vargas. Por sua vez, a cidade de Angra dos Reis, que abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), também recebeu palestras em algumas escolas, para alunos de ensino médio, sobre as aplicações da tecnologia nuclear, inclusive com vídeos adaptados pela Aben, como ocorreu em todos os colégios.

A Semana da Ciência Nuclear foi intensa em São Paulo, na unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) na cidade. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) organizou visitas técnicas para jornalistas, alunos de Física Médica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e funcionários da Amazul. Além disso, o instituto promoveu o workshop "Irradiação de Alimentos, Tendências e Perspectivas: o grande desafio do Brasil no combate do desperdício e da segurança alimentar", destinado a docentes do ensino fundamental, que poderão replicar o conhecimento obtido aos seus alunos, bem como palestras e oficinas. Outras atividades da Semana da Ciência Nuclear no Estado de São Paulo aconteceram durante o XXIV Congresso Brasileiro de Física Médica, organizado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) de 21 a 24 de agosto, em Santos.

Sede do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Cnen, Belo Horizonte compôs a Semana da Ciência Nuclear com as palestras "Rejeitos radioativos" e "Aplicações de radioisótopos na área de saúde", ambas realizadas no dia 20/08.  Na mesma data foi aberto à visitação o Laboratório de Radioisótopos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já na sexta (23), uma professora titular do Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG ministrou pela manhã a palestra "Aplicações da tecnologia nuclear na sua vida". No mesmo dia, por meio do Nucleotiza – Nuclear Conscientiza, o CDTN contou com duas sessões (manhã e tarde) de palestras sobre radioativade natural, radiação na área de saúde, irradiação, minerais e meio ambiente, geocronologia, nanotecnologia e reatores nucleares, entre outros temas, destinadas, principalmente, para estudantes de ensino médio.

A capital de Pernambuco, que abriga o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/Cnen) e o Museu de Ciências Nucleares da UFPE, também participou da primeira edição da Semana da Ciência Nuclear no Brasil. Em 22/08, ocorreram em Recife palestras sobre a atuação da SBPR na proteção radiológica e usinas nucleares no Nordeste - novas perspectivas, bem como visitas à Divisão de Produção de Radioisótopos do CRCN-NE e ao Museu de Ciências Nucleares. Diversas instituições de ensino nordestinas participaram das atividades, dentre as quais Grau Técnico (Vitória de Santo Antão), Escola Arco íris (Recife), Grau Técnico Piedade (Recife), Unifg, Colégio e Curso João Paulo I, UFPE, Unibra, IFPE, ENTI Divino Espírito Santo e Faculdade Internacional da Paraíba.

Por fim, outra cidade a sediar atividades da Semana da Ciência Nuclear foi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que teve seminários de aplicações da tecnologia nuclear na PUCRS, promovidos pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear na segunda-feira, dia 19/08.

O saldo do evento, inédito no Brasil, foi extremamente positivo, pois a energia nuclear foi amplamente divulgada em campos como medicina, geração de eletricidade, agricultura, meio ambiente, indústria e preservação de bens culturais. Que venha a próxima Semana da Ciência Nuclear!

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721