Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

INAC 2021: Framatome e Cnen abrem último dia da Conferência

(02/12/21) Na manhã desta quinta-feira, dia 02/12, ocorreu apresentação de patrocinadores da International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2021 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), o maior e mais importante evento de energia nuclear do Hemisfério Sul, que é promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben).

O executivo da Framatome André Salgado abordou as principais atividades da empresa francesa, que atua, por exemplo, em áreas como engenharia, projeto, fabricação de componentes, instrumentação e controle e combustível nuclear. Para quem busca uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, a boa notícia é que a companhia contrata globalmente, em média, mil novos colaboradores por ano.

Em seguida, foi a vez dos diretores de Pesquisa e Desenvolvimento e de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Madison Coelho de Almeida e Ricardo Fraga Gutterres, respectivamente, falarem sobre suas atividades. A Cnen, que incentivou a participação de centenas de servidores na INAC 2021, é apoiadora especial da Conferência.

Um dos assuntos levados à tona por Madison Almeida foi a formação de alunos, em nível de pós-graduação, nos institutos vinculados à Cnen. De 218 para 2021, já foram formados, até o momento, 695 alunos, sendo 451 mestres e 244 doutores.

Por sua vez, Ricardo Gutterres destrinchou as atividades regulatórias da Cnen, que apresentam, como futuros desafios, a usina nuclear Angra 3, o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene), o Reator Multipropósito Brasileiro - RMB (planta nuclear e laboratórios), a operação a longo prazo de Angra 1 (acima de 40 anos) e o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental - Centena ("ex-RBMN" - Repositório Nacional de Rejeitos Radioativos de Baixo e Médio Níveis de Radiação). Ele também falou um pouco sobre a nova Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), criada a partir da cisão da Cnen.

A INAC 2021, que será encerrada hoje (02/12), reúne o XXII Encontro de Física dos Reatores e Termohidráulica - XXII ENFIR, o XV Encontro de Aplicações Nucleares - XV ENAN, o VII Encontro da Indústria Nuclear - VII ENIN, a IX edição da Junior Poster Technical Sessions (sessão de pôsteres para estudantes de graduação) e a X ExpoINAC. O tema da Conferência de 2021, realizada pela primeira vez na modalidade virtual, é "Tecnologia Nuclear: Menos impacto do carbono no planeta e mais qualidade de vida". A INAC é realizada bienalmente.

Site da INAC 2021: www.inac2021.com.br

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721