Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

CTMSP: inauguração do 3º módulo do Labmat

(13/11/18) No dia 25 de outubro, foi realizada a inauguração do 3º Módulo do Laboratório de Materiais Nucleares (Labmat) com a participação do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.

O Labmat, vinculado à Superintendência de Operações do Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina), é o responsável pela fabricação e a produção dos combustíveis nucleares e demais itens necessários que compõem o elemento combustível do reator do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene).

Desta forma, com a inauguração dessa ampliação - 3º Módulo -, o Labmat estará apto a aumentar a sua capacidade de "reconversão de UF6 (hexafluoreto de urânio) para produção de UO2 (dióxido de urânio)" e "produção de pastilhas de alumina", dentre outros produtos nucleares.

Nessa nova unidade será possível realizar diversas etapas da reconversão como, por exemplo, fusão de metais e ligas metálicas sob plasma e/ou indução; laminação de materiais planos; mistura e homogeneização sólido-sólido e líquido-sólido; moagem de alta e baixa energia; prensagem hidráulica uniaxial; prensagem isostática; prensagem isostática a quente - HIP (Hot Isostatic Press); procedimentos metalográficos e ceramográficos; secagem por atomização (Spray Dry), dentre outros.

Confira essa notícia e outras do CTMSP aqui.

Fonte: Núcleo News - informativo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) - Edição 08, Ano 01 - Outubro 2018

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721