Receba as newsletters da ABEN:
Imagem loading
English

Pesquise uma Notícia

Por Data:

Ver Mais: 1 : 2 : 3 : 4 : 5 : 6 : 7 : 8 : 9 : 10

Governo quer acelerar construção do Reator Multipropósito Brasileiro de olho em fármacos para a Medicina Nuclear

(18/11/20) O governo está trabalhando para liberar recursos para a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). O novo reator terá capacidade de produzir radioisótopos e radiofármacos, necessários para suprir a demanda da medicina nuclear nacional - atualmente é importado da Rússia, Holanda e África do Sul, principalmente. A informação vem do próprio ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. "O RMB tem que sair do papel e se tornar realidade à sociedade brasileira. Trabalhamos fortemente no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para viabilizar a liberação dos recursos necessários. O dinheiro poderá vir  através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico", declarou.

O país tem encontrado dificuldade para importar radioisótopos e radiofármacos em razão da alta do dólar e também da produção de outros países. No início da pandemia, quando os voos internacionais foram suspensos, a situação chegou a ficar crítica. E isso chamou a atenção do governo federal.  Foi feita uma operação de guerra, usando-se aviões da Força Aérea Brasileira, para buscar os radiofármacos.

Para lembrar, os radioisótopos e radiofármacos são utilizados principalmente na realização de exames médicos, como a tomografia, e em diversas terapias, especialmente no tratamento do câncer. Além do campo da medicina, o RMB possibilitaria a realização de testes de combustíveis nucleares e materiais estruturais visando avaliar a integridade estrutural desses quando submetidos a altas doses de radiação, o que não existe no país.

Fotos: Divulgação Petronotícias - RJ

Fonte: Petronotícias - RJ (a matéria original está disponível aqui)

Associação Brasileira de Energia Nuclear

Rua Candelária, nº 65, 14º andar - Centro, Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20.091-906 / Tel: (21) 2266-0480 / (21) 2588-7000 - ramal 4721