Eletronuclear inaugura Observatório Nuclear em Angra dos Reis

(07/05/19) O Observatório Nuclear – antigo Centro de Informações de Itaorna – foi inaugurado em Angra dos Reis, na última sexta-feira (3), com um evento para os gestores da Eletronuclear. Após oito meses de reforma, o espaço foi modernizado e agora conta com recursos tecnológicos de última geração, como um vídeo wall e telas interativas. A obra também garantiu maior acessibilidade ao local, que já está aberto ao público.

Participaram do evento o presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães; o diretor de Operação e Comercialização, João Carlos da Cunha Bastos; e o diretor Técnico, Ricardo Pereira dos Santos. Após conhecerem o local, os gestores participaram de um café comemorativo. Em seguida, a reunião gerencial diária foi realizada diretamente do auditório do Observatório, com videoconferência para outras áreas da empresa.

Desde a criação do antigo Centro de Informações, em 1983, mais de 1 milhão de pessoas já visitaram o local. Para o supervisor do Observatório Nuclear, José Chahim, os visitantes desmitificam sua visão sobre a energia nuclear quando conhecem o local. "A cada visita, as pessoas saem com um olhar positivo sobre a segurança da geração nucleoelétrica e sua importância para a sociedade", ressaltou.

O coordenador de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antonio Alves, explica que a empresa tem como objetivo ampliar o público do Observatório. Uma das iniciativas previstas é retomar a visita de estudantes da rede pública de ensino dos municípios da região à central nuclear de Angra. Além disso, a empresa buscará inserir o espaço no calendário turístico da Costa Verde. "O objetivo para este ano é dobrar o número anual de visitantes, de 20 mil para 40 mil. Nos anos seguintes, pretendemos aumentar ainda mais esse fluxo", ressaltou.

Modernização necessária

Para o diretor João Carlos da Cunha Bastos, a modernização do espaço era necessária para dar mais eficácia à divulgação das ações da empresa. "A reforma vai possibilitar que a Eletronuclear amplie seus esforços de comunicação com a comunidade da região. Parabenizo todos que trabalharam para proporcionar essa melhoria", frisou.

Por fim, Leonam dos Santos Guimarães ressaltou que é importante estimular cada vez mais a população local a frequentar este espaço, de forma a conscientizá-la sobre a relevância da atuação da companhia. "Este evento marca uma nova etapa. O Centro de Informações cumpriu sua função. Agora, está no momento de buscar objetivos mais ambiciosos", concluiu.

A Eletronuclear ainda realizará outros eventos para marcar a inauguração do Observatório Nuclear. Haverá um dia dedicado às famílias dos colaboradores da empresa. Também serão organizadas visitas com profissionais de turismo e da imprensa da região. O Observatório Nuclear funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Em breve, começará a abrir no sábado.

Serviço - Observatório Nuclear

Endereço: Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte - BR101/RJ, S/N – Km 522

Telefone: (24) 3362-9063

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletrobras Eletronuclear

> Matéria Seguinte Voltar ao Topo Ir para Fonte Nuclear