Cnen repassa presidência do Foro para a Comissão Chilena de Energia Nuclear (CCHEN)

(11/07/18) Durante a semana de 1º a 6 de julho os membros do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares (Foro) se reuniram em Brasília.

O Foro é um mecanismo de cooperação técnica internacional que visa contribuir para a promoção do mais alto nível de segurança radiológica, nuclear e física na região iberoamericana. Atualmente reúne os órgãos reguladores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A reunião do Comitê Técnico Executivo (CTE) do Foro ocorreu entre os dias 1º a 4 de julho, dando seguimento aos projetos deste organismo internacional, avaliando as ações em andamento e planejando as atividades futuras.

Nos dias 5 e 6 de julho foi realizada a reunião Plenária do Foro, quando autoridades dos órgãos reguladores associados ao Foro passaram em revista as atividades realizadas no último ano, discutiram as estratégias e os resultados do Programa Técnico, além de questões orçamentárias.

Durante a Cerimônia de Transmissão da Presidência, no dia 6 de julho, a presidência da entidade foi repassada do Brasil para o Chile. Conforme previsto em seu estatuto, o Foro alterna anualmente o exercício da presidência entre seus integrantes, seguindo como referência a ordem alfabética dos nomes dos países membros no idioma espanhol.

A realização do evento, sob a coordenação geral da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e do Foro.

Foto: Ellen Gomes/Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

> Matéria Seguinte Voltar ao Topo Ir para Fonte Nuclear